Justiça determina internação de homem que anda pelado em Barequeçaba

A Justiça de São Sebastião determinou a internação compulsória de um homem com transtorno metal, que anda pelado no bairro de Barequeçaba. O paciente vive e situação de extrema vulnerabilidade e não aceita tratamento.

Segundo a assistente social que acompanha o caso, ele chegou a ameaçar a equipe durante uma abordagem e ainda tem o hábito de atirar pedras e riscar carros parados na rua – geralmente de banhistas que acessam a praia.

Por força de liminar concedida em 16 de julho a pedido do Ministério Público, a Prefeitura ficou obrigada a internar o homem e, caso não exista vaga na rede pública, o Poder Executivo local deve custear a internação em estabelecimento particular. A multa em caso de descumprimento é de R$ 500 por dia, até o limite de R$ 20 mil.

Laudo médico para internação

Segundo relatório médico citado na ação ajuizada pela promotora Janine Baldomero, o morador do bairro foi diagnosticado com esquizofrenia paranoide. “Apresenta-se totalmente sem vestuário, sem nenhuma higiene pessoal, confuso, hostil, com delírios de grandeza e auto referência, provável quadro alucinatório associado, acrítico, consciente na escala sono-vigília e inconsciente na escala reflexiva, sem atenção ao contato e com inquietude psicomotora constante”.

O paciente já chegou a ser tratado por médicos do sistema público municipal e teria apresentado melhoras. Porém, abandonou os cuidados e voltou a apresentar situação grave.

Ainda de acordo com o documento, o quadro torna o indivíduo “incapaz de entender e/ou determinar-se frente a seus atos”, representando risco para si mesmo e para os outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *