Caraguatatuba lança aplicativo com itinerário e rotas de ônibus

O aplicativo Cittamobi, que mostra a localização atualizada em tempo real de ônibus para a população, começou a funcionar em Caraguatatuba com a empresa Praiamar Transportes. Agora, todas as linhas, frota e horários podem ser consultadas no serviço disponível para Android (Google Play) e iOS (iPhone).

Para lançar o lançamento oficial, o prefeito Aguilar Junior andou na linha 306 (Tabatinga, via Massaguaçu) nesta semana, com a ajuda do sistema Cittamobi.

“A nova função é um grande ganho para a cidade e para as pessoas que utilizam o transporte público em Caraguatatuba. Agora os munícipes poderão acompanhar, na palma da mão, a localização dos ônibus da sua linha, a hora que precisa sair de casa e quando chegará em seu destino”, explica o prefeito.

Aplicativo
Prefeito e secretário entram em ônibus para testarem aplicativo (Foto: Divulgação/PMC)

Com o Cittamobi, os passageiros que utilizam os serviços da empresa Praiamar terão mais segurança e facilidade para usar o transporte coletivo da cidade. Essa funcionalidade  foi uma promessa do início da intervenção.

Usando o aplicativo

Ao utilizar o transporte público, o aplicativo pode ser usado de duas formas. Na primeira, o passageiro que já sabe o trajeto que precisa fazer, tem que acessá-lo e ver em quanto tempo o ônibus que precisar utilizar vai passar no ponto mais próximo.

Por exemplo, o passageiro que precisa ir do Massaguaçu ao Centro, e já sabe qual ônibus vai pegar, deve chegar no ponto de ônibus, acessar o aplicativo e ver em quanto tempo o ônibus chega até ele.

O aplicativo também pode ser utilizado com os passageiros escolhendo a rota. Usando novamente o trajeto Massaguaçu ao Centro, a pessoa que não conhece totalmente o trajeto, pode fazer uma pesquisa de rota parecida com as do Waze e Google Maps,  e na sequência o Cittamobi indicará o ponto mais próximo da pessoa e quais ônibus ela precisa pegar para chegar em seu destino final.

Mesmo com a facilidade em mãos, o aplicativo Cittamobi alerta para possíveis interferências, já que a base de dados é feita por nuvem. Portanto, mesmo que o app indica que seu ônibus esteja próximo, sempre se antecipe cinco minutos ao sair de seu local.

Confira o link do aplicativo Cittamobi em sua respectiva plataforma móvel:

Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.cittabus&hl=pt_BR&gl=US

iOS: https://apps.apple.com/br/app/cittamobi/id875544889

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *