Ilhabela configura em ranking de sustentabilidade ligado a ONU

O arquipélado de Ilhabela aparece na 23ª posição entre 770 municípios avaliados em ranking de sustentabilidade ligado a Organização das Nações Unidas (ONU). O  Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) é uma iniciativa do Programa Cidades Sustentáveis em parceria com o Sustainable Development Solutions Network.

O município obteve a nota 66,36, cuja pontuação varia de zero a 100, na avaliação de desempenho e cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para chegar ao índice são avaliadas ações e projetos desenvolvidos nos âmbitos institucional, econômico, social e ambiental.

Ilhabela teve o melhor desempenho entre as cidades do Litoral Norte e a terceira na região metropolitana do Vale do Paraíba, atrás apenas de Jambeiro (6ª posição) e Santo Antônio do Pinhal (19ª posição).

A seleção dos municípios para o ranking de sustentabilidade seguiu critérios como capitais brasileiras, municípios com mais de 200 mil eleitores e/ou em regiões metropolitanas, cidades signatárias do Programa Cidades Sustentáveis e municípios com a Lei do Plano de Metas, além de contemplar todos os biomas brasileiros.

Segundo o diretor presidente do Instituto Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão, a proposta é que a partir do diagnóstico de como está o município, a ferramenta estimule a alocação de recursos e a formulação de políticas voltadas para alcançar atingir melhores níveis de sustentabilidade.

Ações locais de sustentabilidade

Para o prefeito de Ilhabela, Antônio Colucci, o objetivo é avançar cada vez mais com projetos que visam o desenvolvimento sustentável do arquipélago. “Vamos implantar uma usina de compostagem, o aterro será transformado em viveiro, aumentamos a área do Parque das Cachoeiras, estamos estimulando o ecoturismo, assinamos o Pacto Global do Clima e do controle de emissão de gases, como também vamos investir pesado em saneamento básico. São ações importantes que nos transformam em uma cidade cada vez mais sustentável”, destacou ele.

Para conferir o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades e a classificação completa, acesse: https://idsc-br.sdgindex.org/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *