Caraguatatuba antecipa vacinação para população geral com mais de 50 anos

A vacinação contra Covid-19 para população em geral (sem comorbidades) com mais de 50 anos foi antecipada em Caraguatatuba. O grupo poderá receber a primeira dose a partir do próximo sábado (12).

Desde o início da campanha de imunização, o foco tem sido os idosos e, segundo a Prefeitura, o número de doentes e de óbitos acima dos 60 anos reduziu significativamente. No entanto, a preocupação agora são os jovens e adultos, e, por isso, a cidade resolveu adiantar a faixa etária prevista pelo Governo do Estado para as próximas semanas.

Dados mostram que nos últimos meses, o número de casos entre adultos até 59 anos foi superior do que entre idosos. Em abril, dos 1844 casos registrados, 70% foi de 20 a 59 anos, enquanto que em maio esse número subiu para 76%, do total de 1.491 casos.

A cidade, após diversos relatos de defasagem de doses junto ao Governo do Estado, recebeu reforço do imunizante, o que possibilitou a abertura desta nova faixa etária.

Dia D da vacinação

O Dia D será realizado em 12 postos de vacinação, sendo uma escola específica para profissionais de educação e outros 11 postos para os demais grupos, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades escolares. Todas as unidades e escolas estarão abertas das 8h às 17h.

É importante realizar o cadastro antes para gilizar o processo de vacinação (Foto: Cláudio Gomes/ PMC)

Para agilizar a vacinação neste sábado, todos deverão estar cadastrados no ‘Vacina Caraguá’ do aplicativo ‘Caraguatatuba 156’. A pessoa que não tiver cadastrada será vacinada, mas precisa realizar o cadastro na hora, o que pode gerar demora no atendimento e filas.

Haverá 50 vacinadores divididos em 11 postos de vacinação e quatro exclusivos para o atendimento de profissionais de educação, na escola do Indaiá.

Serão imunizados também os profissionais de educação (municipal, federal, particular e estadual) a partir dos 45 anos. A nova faixa etária a partir de 18 anos será agendada para iniciar na próxima segunda-feira (14).

Também devem participar pessoas acima de 18 anos com comorbidades ou deficiência permanente física, sensorial e intelectual (que estejam recebendo ou não o BPC) e gestantes e puérperas com mais de 18 anos, com ou sem comorbidades.

Os idosos, com mais de 60 anos, que ainda não foram vacinados também poderão procurar os postos no Dia D para que recebam o imunizante.

Locais

Profissionais de educação: EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá.

Demais grupos: UBS José Maurício Borges (Perequê-Mirim); UBS Porto Novo; UBS Morro do Algodão; UBS Jaraguazinho; UBS Rio do Ouro; UBS Casa Branca; UBS Jetuba; EMEF Profª Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu); EMEF Prof.ª Jane Urbano Focesi (Perequê-Mirim); Ciase Wilson Francisco Valente (Sumaré); EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho – CIDE (Tinga).

Documentação

– Cadastro no aplicativo Caraguatatuba 156;
– RG ou CNH;
– Comprovante de endereço;
– Profissionais de educação: cadastro no ‘Vacina Já Educação’ do Governo do Estado (QR Code);
– Comorbidades: documento que comprove a condição e que contenha o CRM do médico;
– Pessoa com deficiência: laudo ou outro documento que comprove a deficiência;
– Grávidas: documento que comprove a condição (carteira de acompanhamento/pré-natal);
– Puérperas: certidão de nascimento da criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *