Ex-prefeito preso atuou na campanha eleitoral em São Sebastião

A prisão do ex-prefeito da cidade de Esperantina, localizada no Piauí, repercutiu nos bastidores políticos de São Sebastião. Felipe Santolia foi preso em Caraguatatuba, na última quarta-feira (23). Ele estava foragido depois de ter sido condenado a 12 anos de cadeia por desvio de dinheiro público.

Na sexta (25), Santolia sofreu nova condenação, a mais 10 anos de prisão, por falsificação de notas fiscais, também durante o mandato em Esperantina (2005 a 2008).

Uma equipe da TV Globo acompanhou os últimos passos de Santolia antes de ser pego pela polícia. A reportagem será exibida, neste domingo (27), no Fantástico.

Santolia chegou ao Litoral Norte em março do ano passado e logo fez amizade com membros do governo sebastianense. Na região, ele era conhecido como Xico Namastê ou Xico Cowboy.

Descrito como um homem culto, inteligente e persuasivo, Xico tem uma retórica invejável. Atributos desenvolvidos na época em que foi radialista e repórter de uma emissora de TV no Piauí, além da curta carreira política.

Campanha eleitoral

Xico participou ativamente da campanha à reeleição do prefeito Felipe Augusto e tinha livre acesso ao comitê da coligação. Passou a maior parte do período trabalhando nas redes sociais, no ‘QG’ montado na casa do pai do prefeito, Wander Augusto.

Xico participou de uma reunião na Secretaria de Turismo para discutir estratégias de ataques à oposição durante a campanha eleitoral. Ele integrava um grupo no Whatsapp, denominado “Birô”, que tinha também a secretária de Turismo, Adriana Balbo, irmã do prefeito, e a equipe de comunicação da campanha.

No Facebook, Xico usava a conta de um assessor de comunicação da Prefeitura, Roberto Oliveira, conhecido como Beto Jalaska, hoje assessor de Saúde. Por meio dessa conta, Xico militava na defesa do prefeito, rebatendo comentários negativos, atacando adversários e enaltecendo ações do governo. Quase sempre com textos longos e vocabulário refinado.

Xico também usava perfis fakes, um deles identificado como “Pedro Maresias”, excluído depois da prisão.

Já integrado à equipe, Xico disparava mensagens de apoio a Felipe no Whatsapp, divulgando atividades de campanha. As mensagens eram compartilhadas pelos comissionados da Prefeitura que formavam a rede de contatos de Xico. Mesmo depois das eleições, ele continuou atuando informalmente na comunicação do governo, divulgando entrevistas e defendendo decisões polêmicas tomadas pelo prefeito.

No comitê, Xico ministrou palestra a um grupo de candidatas. “Ele que fez os textos e vídeos das mulheres, fazia alguma arte, ajudava nas páginas… Deu suporte às mulheres na área de mídia digital. Sempre na companhia da Bia e às vezes da Michelli”, contou uma das candidatas, que pediu para não ser identificada.

Ela se referiu a Beatriz Rego, na época secretária-executiva do gabinete do prefeito, e Michelli Veneziani, a ex-primeira-dama.

Um print reforça o papel de destaque que Xico tinha na equipe. Ele e outros membros do governo elaboraram perguntas para que o então candidato a prefeito, Sombra, as fizesse no debate eleitoral da TV Band Vale. Na ocasião, Felipe não participou do debate, sob alegação de estar acometido por Covid.

Sombra sempre negou que sua candidatura tivesse ligação com o prefeito. Em abril, ele foi nomeado para um cargo de assessor.

Apesar de todas as tarefas realizadas por Xico ao longo da campanha, o nome dele não aparece na prestação de contas à Justiça Eleitoral. De acordo com a lei, o pessoal contratado e os doadores de serviços devem ser declarados.

Procurado neste sábado (26), o prefeito de São Sebastião não quis comentar a prisão de Xico nem contar como ele foi parar em sua campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *