São Sebastião está entre as 50 últimas posições em ranking estadual de vacinação

Ao completar o quarto mês da campanha de imunização contra Covid-19, nesta quinta-feira (20), São Sebastião permanece entre as 50 últimas cidades no ranking estadual de vacinação (veja na imagem). A cidade configura na posição 595 entre as 645 cidades do Estado de São Paulo e é a última colocada entre os quatro municípios do Litoral Norte.

A primeira dose foi aplicada em 14.058 pessoas, o que representa 15,56% da população. Já a segunda dose imunizou 8.017 pessoas – equivalente a 8,87%.

Números de pessoas vacinadas em São Sebastião depois de 120 dias de campanha

No ranking da aplicação de doses recebidas, São Sebastião se mantém numa colocação intermediária, na posição 327. O município aplicou 85,86% das doses que recebeu.

A campanha na cidade está atrasada em relação ao cronograma definido pelo Estado. Segundo comunicado da Prefeitura, São Sebastião ainda está vacinando pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos, enquanto outras cidades paulistas já atendem ao grupo de comorbidades e deficiência permanente acima dos 45 anos.

Grávidas e puérperas com comorbidades, além dos motoristas de ônibus, também já deveriam ter sido vacinados, caso o cronograma estadual estivesse sendo cumprido.

São Sebastião nega atraso e classificação do Estado

Questionado a respeito, o secretário de Saúde nega o atraso. “Estamos adiantados e organizados”, diz Reinaldo Moreira. Segundo ele, a Prefeitura só recebeu as doses destinadas aos motoristas de ônibus no final da tarde de quinta.

O secretário também conta que as grávidas e puérperas estão sendo vacinadas, embora o atendimento deste grupo não tenha sido divulgado. “Ligamos para todas as pessoas acompanhadas pelo grupo de risco, e estão cientes que precisam se apresentar até terça (25). Se tiver pessoas que não fazem parte do SUS, apenas necessitam se apresentar no posto”, disse Moreira.

O secretário afirma ainda ter iniciado vacinação em pessoas com comorbidades acima dos 50 anos, e em pessoas com deficiência permanente de mais de 45 anos. A vacinação de ambos os grupos também não foi divulgada pela Prefeitura.

Em sua última live, o prefeito Felipe Augusto chegou a declarar que a cidade “está entre as 50 que mais vacinaram no Estado”. A afirmação do prefeito é o inverso da realidade.

O ranking está disponível no site: www.vacinaja.sp.gov.br/vacinometro.

Percentuais no Litoral Norte

População vacinada com ao menos uma dose
Ilhabela – 19,41%
Caraguatatuba – 18,82%
Ubatuba – 18,51%
São Sebastião – 15,56%

Aplicação de doses recebidas
Ilhabela – 92,62%
São Sebastião – 85,86%
Ubatuba – 79,31%
Caraguatatuba – 75,79%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *