Cavalo vítima de maus tratos é sacrificado em Caraguatatuba

Um cavalo filhote em situação de maus tratos teve que ser sacrificado, em Caraguatatuba, neste fim de semana. O animal foi deixado pelo proprietário em um terreno, desnutrido e com uma fratura exposta na pata. Ele foi localizado pela Polícia Ambiental, no bairro Pegorelly, após denúncias.

O potro foi encontrado com dificuldade de se levantar, apresentava diversos ferimentos e costelas à mostra, além da pata dianteira quebrada, com muita secreção. O proprietário contou aos policiais que ele se machucou ao bater em uma porteira quando estava correndo. O homem informou que tinha um veterinário cuidando do animal, porém, no foi apresentada nenhuma documentação que comprovasse o atendimento.

A Ambiental solicitou assistência médica de um profissional, que informou a necessidade de eutanásia. Conforme a avaliação, o cavalo não voltaria a aguentar seu peso natural, pois a fratura exposta não foi calcificada em razão do osso ser muito fibroso. O veterinário também confirmou a situação de desnutrição e sofrimento por falta de cuidados.

O animal foi recolhido e encaminhado ao Centro de Zoonoses de Caraguatatuba para emissão do laudo e execução do processo de eutanásia.

O responsável pelo cavalo foi multado em R$ 6 mil por crime ambiental de maus tratos, com valor agravado em decorrência de recomendação médico-veterinária para o sacrifício.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone (12) 3886-2200.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *