São Sebastião anuncia cronograma de testagem em massa para Covid-19

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a testagem em massa para detectar a Covid-19, aberta a toda população, será feita na Costa Norte, na quarta-feira (17), e na Costa Sul, na quinta-feira (18), ambas das 9h às 16h.

Na Costa Norte, a ação irá ocorrer ao lado do supermercado Dia, na Av. Odisseu, nº 572, Canto do Mar. Já na Costa Sul, a testagem em massa vai ser no Beira Praia Shopping (do supermercado Extra), na Av. Walkir Vergani, nº 614, em Boiçucanga.

Quem quiser realizar o teste, basta se apresentar com um documento de identificação com foto e comprovante de residência nos dias, horários e locais indicados. Não há limite de idade, todos podem ser testados para Covid-19.

A testagem em massa, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma das ferramentas no combate ao coronavírus que auxiliam a identificar pessoas contaminadas, executar a quarentena dos positivados e dar o tratamento apropriado para a recuperação dos pacientes.

Na última semana, São Sebastião realizou essa ação por três dias na região central, em que contabilizou 1.880 pessoas atendidas e mais de 300 casos confirmados para Covid-19.

Até o momento, o município registra cerca de 32 mil testes rápidos feitos, o que corresponde a 35% da população do município, um dos maiores índices do Brasil.

Testagem em Ilhabela

No município vizinho, os vereadorer encaminharam um ofício para o Executivo solicitando testagem em massa para Covid-19. De acordo com os parlamentares, com o alto número de casos na região e o novo decreto que eleva todo o Estado para a fase emergencial, o modelo de teste em larga escala pode reduzir uma possível sobrecarga de trabalho para os profissionais de saúde, além de rastrear casos e evitar contaminação.

No documento, a Câmara Municipal reforça a preocupação sobre o caso da paciente diagnosticada com a variante P1 da Sars Cov 2. A cepa identificada em Manuas se apresenta ainda mais contagiosa e tem apresentado maior gravidade da doença em adultos jovens.

Na semana passada, os vereadores também pediram ao prefeito Antonio Colucci para que o município participe do consórcio para a compra de vacinas, organizado pela Frente Nacional de Prefeituras (FNP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *