Portadores de diabetes denunciam falta de insumos em São Sebastião

Desde novembro estão em falta insumos para pessoas portadoras de diabetes na rede pública de saúde em São Sebastião. Materiais como as tiras, que medem glicemia, são essenciais para controle da doença.

“Continua sem. Meu esposo é diabético e teve que comprar por R$ 80 na farmácia. E quem não tem condições de pagar?”, questiona Tereza Braz. “Ainda nada de regularizar os insumos. É um descaso total! Nem satisfação nos dão”, lamenta Juliana Pavan.

Outra usuária, Leda Santana, diz que no posto da Enseada também falta vitamina para diabetes e medicamento para tromboembolia, o Varicoss. “Pelo amor de Deus, ninguém passa uma posição sobre isso”, reclamou Leda.

O autônomo Marcos Correa diz já ter comunicado a falta dos insumos ao Ministério Público. “Temos que nos manifestar porque pagamos nossos impostos”, lembra Correa. Segundo ele, até comprimido de AAS está em falta nas farmácias.

Nas lives do prefeito, a reclamação é recorrente. “Agora chega um monte de medicamentos”, garantiu Felipe Augusto, no dia 5 de janeiro.

O jornal Nova Imprensa recebeu informações que também estariam em falta materiais de procedimentos, como luva descartável, esparadrapo e atadura.

Tratamento de diabetes

A distribuição gratuita dos insumos para diabéticos na rede pública é obrigatória por lei federal.

Procurada nesta terça-feira (23), a Prefeitura não quis dar explicações nem um prazo para normalizar o fornecimento dos insumos para diabetes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *