Tartaruga é encontrada morta na praia

Uma tartaruga marinha, conhecida como Tartaruga-Cabeçuda, foi encontrada por populares na tarde desta sexta-feira (18), próximo ao quiosque 49, no bairro Porto Novo, em Caraguatatuba.

A Polícia Ambiental foi chamada para o resgate, mas a tartaruga,  da espécie Tartaruga Caretta Caretta, popularmente conhecida como Tartaruga-Cabeçuda, estava morta.

O Instituto Argonauta recolheu o corpo do animal e fará a autópsia para descobrir a causa da morte.

Captura acidental de tartarugas na pesca

tartarugaUma das hipóteses da morte de tartarugas no Litoral Norte, é a pesca artesanal e industrial, quando acabam presas nos diversos tipos de redes e anzóis. Elas não conseguem subir à superfície para respirar e acabam desmaiando ou mesmo morrendo afogadas, segundo o Projeto Tamar.

“A captura incidental é considerada atualmente a principal ameaça às populações de tartarugas marinhas”.

A Tartaruga-cabeçuda

(Fotos: Polícia Ambiental/Divulgação)

A espécie está ameaçada de extinção, segundo a Ambiental, sobretudo pela captura dos ovos para consumo humano, além dos incidentes com a pesca.

A Tartaruga-cabeçuda nada pelos mares tropicais, subtropicais e temperados, informam os policiais, mas mesmo espalhada por uma área tão vasta, ela não está a salvo.

Elas nadam em profundidades de até 200 metros, mas preferem águas mais rasas, de 60 metros. Quando jovens, comem esponjas, águas-vivas, algas, gastrópodes e crustáceos. Já adultas, tendem a uma dieta mais carnívora, que também inclui outros moluscos e até peixes.

Graças a sua carapaça rígida, elas conseguem se defender do seu principal predador natural, os tubarões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *