Atleta mirim de Caraguatatuba conquista 2º lugar em campeonato brasileiro de natação

O atleta mirim da equipe de natação da Secretaria de Esportes e Recreação (Secer) de Caraguatatuba, Matheus de Faria Teixeira, 12 anos, conquistou o segundo lugar no Campeonato Nacional Virtual de Integração Mirim Petiz, que reuniu vários clubes e atletas de todo o país. O campeonato foi realizado em Santos, na Baixada Santista.

Matheus competiu nas categorias de 200m nado livre, 200m medley, 400m livre e 100m borboleta, onde obteve o seu melhor resultado conquistando medalha de prata.

Ele contou que a competição foi muito divertida, porém, concorrida. “Estava ao lado dos melhores atletas do Brasil, mas confiante no trabalho que vinha realizando ao lado dos meus queridos técnicos e apoiadores”.

Mas para alcançar um lugar no pódio, ele precisou se preparar. Seu técnico Erick Sousa Araújo, professor da Secer, contou que a pandemia em seu ápice parou todos os treinos e preparações.

“A solução foi realizar treinos online; eles faziam sem contato com a água, mas quem morava perto da praia poderia fazer alguns exercícios, caso conseguisse nadar; eram exercícios tranquilos”.

“Quando as praias foram liberadas, voltei a treinar no mar com meus técnicos, onde realizei todo o trabalho especifico para o Campeonato Brasileiro”, contou o nadador mirim, que começou a nadar com incentivo dos pais nadadores aos nove meses de idade.

Atleta mirim de Caraguá sobe ao pódio (Foto: Divulgação)
Atleta mirim de Caraguá sobe ao pódio (Foto: Divulgação)

Para o técnico, o atleta mirim é “esforçado, além do tempo dele, e comprometido mesmo com pouco a idade”. Ele também falou sobre a importância da família durante a trajetória do jovem. “O apoio familiar também foi muito importante e fundamental para o crescimento e desenvolvimento dele”.

Atleta mirim traz mais conquistas

Com a conquista de Matheus, Erick acredita que Caraguatatuba ganhou ainda mais destaque nos campeonatos nacionais. “Isso é a melhor coisa do mundo”

“Não podemos deixar que o nome de Caraguatatuba no alto rendimento caia. Queremos colocar mais atletas no topo do Brasil representando Caraguatatuba”, concluiu o técnico.

Agora, Matheus está focado em ser campeão brasileiro. “Meu sonho é poder continuar nadando, evoluindo, quero, quem sabe um dia, chegar às olimpíadas. Sei que o caminho é longo e muito sofrido, mas não vou parar, esse é meu sonho”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *