Litoral Norte pode se tornar berçario de filhotes de baleias

Um filhote de baleia jubarte foi flagrado em Ilhabela e ele pode ter sido o primeiro bebê da espécie nascido no Litoral Norte. Segundo especialistas, com o aumento da incidência de animais na região, o local pode estar se tornando um novo berçario de baleias.

As imagens mostram o filhote entrando no canal de São Sebastião ao lado de uma baleia adulta, possivelmente a mãe, já que a espécie mama até aproximadamente um ano e é totalmente dependente até esta idade.

O avistamento foi feito por biólogos do Instituto Viva Baleias e Golfinhos, no bairro Borrifos, região sul do arquipélago, no último domingo (13). A entidade desenvolveu um projeto para monitorar e pesquisar hábitos da espécie através da observação em ponto fixo, em uma casa no local.

Apenas em 2019 foram 360 avistagens de baleias jubarte no Litoral Norte, um aumento considerável em relação ao ano passado, quando houve 48 registros.

De acordo com a bióloga marinha Cláudia Santana Ferreira, da operadora de ecoturismo Mar e Vida, na praia do Curral, ainda não há como comprovar a teoria do novo berçario, pois o aumento dessa ocorrência é uma novidade na região, mas já se sabe que com a proibição da caça de baleias, a espécie está se restabelecendo em áreas onde viviam e se reproduziam há muitos anos atrás.

A caça as baleias foi proibida no Brasil em 1986 e desde então a população aumentou considerávelmente. “Com o hábito da caça, cerca de 3 a 4 milhões de baleias foram retiradas dos oceanos até o século 20. Existiam aproximadamente 1 mil baleias jubartes na década de 80 e agora a estimativa é de cerca de 20 mil”, conta Claúdia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *