Ilhabela anuncia R$ 4 milhões para atrair filmagens de cinema

A Prefeitura de Ilhabela anunciou o investimento de R$ 4 milhões na criação de um festival de cinema na cidade. Segundo os organizadores, o objetivo é atrair produtoras que utilizem os cenários da cidade como palco para filmagens, entre outras atividades.

O evento, programado para ser realizado ainda neste ano, prevê ações voltadas para o mercado audiovisual, como avant-premières, laboratórios de projetos, rodadas de negócios e até premiação para produções brasileiras. Além disso, há intenção de criar uma film commission na cidade.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26) em coletiva de imprensa no Rio2C, maior evento de criatividade e negócios relacionados ao mercado audiovisual da América Latina. O encontro está na oitava edição e já teve mais de 38 mil executivos participantes, vindos de 36 países.

Para divulgar o projeto, Enzo Arns e Daniela Mazzilli, da Matilha Entretenimento, responderam às perguntas dos jornalistas ao lado de Luiz Gustavo de Oliveira, representante da Secretaria de Turismo de Ilhabela. De acordo com a organização, a presença do prefeito Márcio Tenório estava confirmada, mas um atraso no voo para o Rio de Janeiro impossibilitou sua ida ao evento.

O trio defendeu o potencial do município para receber produções de cinema e a criação de uma agenda anual de negócios audiovisuais. De acordo com o programa apresentado, esse investimento seria feito em parceria com a iniciativa privada por meio da film commission, que nada mais é do que uma organização, normalmente com apoio estatal, que se dedica a atrair produções de cinema para usarem a cidade como locação. Segundo os porta-vozes, o projeto já teria apoio da Ambev e Fiat.

No material de divulgação, os responsáveis pelo projeto citaram como exemplo megaproduções como as sagas de Harry Potter e Senhor dos Anéis, que foram responsáveis pelo aumento do turismo nas cidades usadas para rodar as cenas.

Ilhabela Festival

De acordo com os organizadores, o Ilhabela Festival será realizado entre 19 e 23 de novembro deste ano. O evento contará com exibição de filmes, premiação, rodadas de negócios e laboratório de projetos. A ideia é que boa parte das ações sejam realizada com telões, durante a noite, em espaços abertos ao público.

“Olhar pro audiovisual é uma demanda da população de Ilhabela”, avaliou Enzo Arns, que completou sugerindo que os projetos são uma “solução para a sazonalidade, para a baixa temporada.”

Colaboração: Odara Gallo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *