Grupo Ubuntu homenageia 162 anos de Caraguatatuba com exposição 

O acervo pode ser visitadono MACC, até o dia 8 de junho com entrada gratuita

0
423
A exposição pode ser visitada até 8 de junho (Foto: Divulgação)
- Publicidade -

O MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba) recebe neste sábado (20), a exposição ‘Heranças’, do grupo Ubuntu. Ela será aberta a partir das 10h pelo prefeito Aguilar Junior como parte das comemorações dos 162 anos de emancipação político-administrativa do município. . A entrada é gratuita.

São mais de 60 peças em cerâmica criadas pelos artistas plásticos que compõe o grupo – Carlo Cury, Cláudia Canova, Lu Chiata, Zandoná, Rita Engi e Rose Teles de Caraguá, e Lícida Vidal e Érica Sanches, de Ubatuba. Como convidado, participa Ennio Bertoncini com suas telas.

- Publicidade -

A exposição é definida por Carlo Cury como ‘herança’ do que ficou após o trabalho realizado pelo grupo com o projeto Origens, onde os ceramistas trabalharam o negro, o índio e o caiçara. “É tudo aquilo do qual nos apropriamos durante os estudos desses povos”.

Nas palavras do crítico de artes Oscar D´Ambrósio, que acompanhou todo o processo criativo, “o Projeto ‘Heranças’ tem em sua essência algo que diferencia a humanidade de outros seres do planeta, a capacidade de armazenar conhecimento. Uma das nossas principais características está justamente em poder aprender com as civilizações passadas para, em tese, buscar um aperfeiçoamento nos mais diversos aspectos”.

Em sua análise, o diálogo entre os artistas no momento em que entram em contato com novas técnicas proporciona um refletir sobre o que se absorveu anteriormente, o que é feito hoje e o que pode ser produzido no futuro, pois aprender de verdade significa justamente abrir-se para o novo e esquecer momentaneamente aquilo que se acha que se sabe.

Serviço

Exposição ‘Heranças’
Dia: 20/4
Abertura: 10h
Até 08/6
Horário: 10h às 18h
Local: MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – Praça Dr. Cândido Motta, 72, Centro

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui