Marinha e Defesa Civil alertam para temporal na direção do litoral

Ondas de mais de três metros de altura são esperadas no Estado

0
2564
Área central completamente alagada nas últimas chuvas (Foto: Divulgação e PMSS)
- Publicidade -

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alertam para a chegada de ventos e chuvas fortes no Litoral Norte a partir desta terça-feira (12). Ondas com mais de três metros também são esperadas nas proximidades do litoral dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

De acordo com a Marinha, a passagem de uma frente fria sobre as regiões Sul e Sudeste do Brasil poderá provocar ventos fortes de direção Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 60 km/h. Há também condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de Sul a Sudeste de até 2,5 metros entre as cidades de Laguna (SC) e Cananéia (SP), entre o dia 12 à noite e o dia 13 pela manhã, e entre as cidades de Cananéia (SP) e Arraial do Cabo (RJ), entre o dia 13 pela manhã e o dia 14 pela manhã.

- Publicidade -

Conforme a Coordenadoria da Defesa Civil. nesse período, a água mais aquecida na costa do Atlântico Sul favorece a formação de tempestades, com potencial para transtornos localizados em todo o Estado. Na faixa leste, em especial nas regiões litorâneas, são previstas chuvas fracas a moderadas de longa duração intermitentes e/ou persistentes, condição que eleva o risco de deslizamentos e o nível dos rios nessas áreas.

A previsão é de acumulado de cinco dias com valores acima de 130mm nas Regiões Metropolitanas de Bauru, Araraquara, Sorocaba, Campinas, São Paulo e Baixada Santista. Nas demais regiões da faixa leste, incluindo Vale do Ribeira e do Paraíba, estão previstos acumulados acima dos 100mm, principalmente entre terça (12) e quarta (13). Na quinta (14), as instabilidades perdem força de manhã, mas retornam na forma de pancadas de chuva forte de tarde e de noite, mantendo o tempo instável e chuvoso na sexta (15).

Pescadores e pessoas em embarcações de recreio que forem sair ao mar devem ficar atentos ao Alerta aos Navegantes emitidos pela Marinha.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui