Marinha e Defesa Civil alertam para temporal na direção do litoral

Ondas de mais de três metros de altura são esperadas no Estado

0
2742
Área central completamente alagada nas últimas chuvas (Foto: Divulgação e PMSS)
- Publicidade -

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alertam para a chegada de ventos e chuvas fortes no Litoral Norte a partir desta terça-feira (12). Ondas com mais de três metros também são esperadas nas proximidades do litoral dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

- Publicidade -

De acordo com a Marinha, a passagem de uma frente fria sobre as regiões Sul e Sudeste do Brasil poderá provocar ventos fortes de direção Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 60 km/h. Há também condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de Sul a Sudeste de até 2,5 metros entre as cidades de Laguna (SC) e Cananéia (SP), entre o dia 12 à noite e o dia 13 pela manhã, e entre as cidades de Cananéia (SP) e Arraial do Cabo (RJ), entre o dia 13 pela manhã e o dia 14 pela manhã.

Conforme a Coordenadoria da Defesa Civil. nesse período, a água mais aquecida na costa do Atlântico Sul favorece a formação de tempestades, com potencial para transtornos localizados em todo o Estado. Na faixa leste, em especial nas regiões litorâneas, são previstas chuvas fracas a moderadas de longa duração intermitentes e/ou persistentes, condição que eleva o risco de deslizamentos e o nível dos rios nessas áreas.

A previsão é de acumulado de cinco dias com valores acima de 130mm nas Regiões Metropolitanas de Bauru, Araraquara, Sorocaba, Campinas, São Paulo e Baixada Santista. Nas demais regiões da faixa leste, incluindo Vale do Ribeira e do Paraíba, estão previstos acumulados acima dos 100mm, principalmente entre terça (12) e quarta (13). Na quinta (14), as instabilidades perdem força de manhã, mas retornam na forma de pancadas de chuva forte de tarde e de noite, mantendo o tempo instável e chuvoso na sexta (15).

Pescadores e pessoas em embarcações de recreio que forem sair ao mar devem ficar atentos ao Alerta aos Navegantes emitidos pela Marinha.

- Publicidade -

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui