Cetesb aponta melhora na poluição das praias do Litoral Norte

O relatório divulgado esta semana pela Cetesb sinaliza que o Litoral Norte está reagindo em relação a balneabilidade das praias. A pesquisa aponta 29 praias com bandeira vermelha na região, entre 97 pontos monitorados. A praia é considerada imprópria para banho quando há alto índice de coliformes termotolerantes (antigamente denominados coliformes fecais) identificados no local.

A cidade de Ilhabela, que passou 15 dias com 100% das praias impróprias, apresentou seis bandeiras verdes esta semana. Somente em Caraguatatuba houve piora. Nas últimas semanas a cidade vinha apresentando duas praias impróprias e o número dobrou para quatro praias poluídas. Ubatuba, com 33 pontos monitorados, e São Sebastião, com 30, tiveram reprovados seis praias e rios cada uma nessa semana, ambas com três a menos que o período anterior.

A coleta foi realizada entre os dias 20 de janeiro a a 17 de fevereiro, em 97 pontos.

Perigo

Segundo a Cetesb, rios e mares contaminados por esgoto doméstico, ao atingirem as águas das praias podem expor os banhistas a bactérias, vírus e protozoários. Crianças e idosos, ou pessoas com baixa resistência, são as mais suscetíveis a desenvolver doenças ou infecções após terem nadado em águas contaminadas.

A doença mais comum associada à água poluída por esgoto é a gastroenterite. Ela ocorre numa grande variedade de formas e pode apresentar um ou mais dos seguintes sintomas: enjôo, vômitos, dores de estômago, diarréia, dor de cabeça e febre. Outras doenças menos graves incluem infecções de olhos, ouvidos, nariz e garganta. Em locais muito contaminados os banhistas podem estar expostos a doenças mais graves, como disenteria, hepatite A, cólera e febre tifóide.

Praias impróprias para banho no Litoral Norte

Ilhabela

Armação, Sino, Siriúba, Viana, Barreiros Sul, Itaguaçu, Itaquanduba, Perequê, Ilha das Cabras, Portinho, Julião, Feiticeira e Veloso.

Ubatuba

Perequê Açu, Iperoig, dois pontos do Itaguá, Perequê-Mirim e Lagoinha – Camping.

São Sebastião

São Francisco, Arrastão, Pontal da Cruz, Deserta, Porto Grande e Preta do Norte

Caraguatatuba

Prainha, Indaiá, Palmeiras e Porto Novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *