Trabalhadores fazem Curso de Manipulação de Alimentos para Festival do Camarão e da Tainha

Mais de 200 pessoas que vão trabalhar no 20º Festival do Camarão e na 14ª Festa da Tainha, que serão realizadas este mês, em Caraguatatuba, participaram, nesta segunda-feira (3), do Curso de Manipulação de Alimentos, na Fundação Educacional e Cultural (na Fundacc). No total, são nove dias de eventos gastronômicos.

É importante destacar que entre as obrigações dos contemplados com as barracas nas festas estão a participação nas reuniões preparatórias de organização, manipulação de alimentos, degustação, questões sanitárias, entre outras. Todos receberão certificado com validade de um ano.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar, ressalta a necessidade de capacitação dos pescadores e seus familiares que estarão à frente das cozinhas. “É sempre importante se capacitar e ter mais segurança quando se mexe com alimentação”.

O curso teve a participação de 200 trabalhadores (Foto: Divulgação)

O curso

O curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos foi ministrado pela nutricionista Fernanda Cardoso Fernandes, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e Segurança Alimentar, que contou, ainda, com a participação do secretário Jonas Fontes. Ela orientou os participantes em relação a uso de equipamentos básicos como touca, luvas, não ter barba ou pelos, usar a roupa de trabalho só na hora que estiver na barraca, entre outras.

Para os pescadores das barracas, o curso traz a capacitação e a orientação necessária para oferecer um bom trabalho para a população, como explica a dona Elza Maria Monteiro, de 50 anos, que participa do Festival do Camarão há 20 anos. “Melhorou muito o meu atendimento. Antes gritávamos dentro das barracas para anotar os pedidos, hoje é tudo feito por comandas e senhas, tornando o ambiente mais agradável”.

Um ponto abordado durante a capacitação foi o armazenamento da comida, o que chamou a atenção de dona Eloisa Rolim do Amaral, de 50 anos, que participa com uma barraca no Festival do Camarão. “Muitas vezes a gente só coloca o alimento na geladeira e acha que está certo”.


Festival do Camarão

Para o Festival do Camarão, a expectativa dos organizadores – Fundacc e da Associação dos Pescadores do Camaroeiro – é a comercialização de cerca de 6 toneladas do crustáceo que é a sensação da festa.

A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, destaca a importância do curso para atender o público dos eventos. Apenas no Festival do Camarão, são esperados 50 mil visitantes, entre os dias 12 e 16 de julho, na Praça da Cultura (Praia do Centro).  “Organizamos o curso para que o festival seja cada vez melhor para nossa população e visitantes”.

Serviço

Festa da Tainha
Quinta-feira (6) – Das 19h às 0h
Sexta-feira (7) – Das 11h às 0h
Sábado (8) – Das 11h às 0h
Domingo (9) – Das 11h às 0h

Entreposto de Pesca do bairro Porto Novo
Rua Izamira Pinto Santana, 708

Festival do Camarão
Quarta – feira (12) – das 17h às 23h59
Quinta – feira (13) – das 10h às 23h59
Sexta – feira (14) – das 12h às 23h59
Sábado – (15) – das 12h às 23h59
Domingo – (16) – das 9h às 23h59

Mais informações sobre o 20º Festival do Camarão  http://www.fundacc.sp.gov.br/festival-do-camarao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *