Nadadores disputam travessia do Canal entre São Sebastião e Ilhabela

A competição tem percurso de 3,8 Km entre as duas cidades e acontece neste domingo (6/11) 

A provas começam em São Sebastião, a partir das 6h30 (Foto: Divulgação)



A prova natatória “Travessia do Canal” reúne nadadores para competir num percurso de 3,8 km, com largada em São Sebastião, próximo à praia do Porto Grande e chegada na Ilha, na praia do Engenho D’Água. A competição acontece neste domingo (6/11), por volta das 6h30.


Um dos destaques da prova é a largada dentro d´água. Os atletas partem em escunas da Praia do Engenho D’Água, em Ilhabela, em direção à Praia do Porto Grande, em São Sebastião. De lá, eles saltam ao mar, onde começa a disputa.


A prova pode ser disputada em até três percursos. O percurso sul é o principal da travessia e considerado o mais tranquilo. Ele sempre é realizado quando o vento está forte de sul. O percurso leste é mais desafiador e disputado quando o vento está forte de leste. Neste trajeto, os nadadores enfrentam ventos mais fortes e que causam dificuldades, principalmente, no início da travessia.
Por fim, há o percurso alternativo, que é utilizado quando há mau tempo e fica impossível atravessar o canal a nado. Com aval da organização e de autoridades de segurança, é realizada uma travessia à beira-mar e com distância de 3km. Os percursos são definidos sempre na véspera da prova durante o congresso técnico.


No final da prova será realizada a Cerimônia de Premiação do evento na Praia do Engenho D’Água. Os cinco melhores atletas no geral, tanto no feminino, quanto no masculino, receberão premiações especiais, além dos campeões das faixas etárias em cada categoria.


A Travessia do Canal conta com uma estrutura para todos os participantes. Serão distribuídas ao longo de todo o percurso 12 bóias, além de dezenas de embarcações como caiaques, botes para retiradas de atletas da água e jetskis de apoio.


Esta é a terceira edição da Travessia do Canal, uma prova de águas abertas que foi criada em 2014 pela Ecooutdoors Sports Business e pela Swim Channel, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *