Tradicional festa de Santa Verônica é celebrada na Praia do Bonete

Os festejos celebram a padroeira da comunidade há mais de 180 anos

Celebração à padroeira começou em 1° de julho (Foto: Divulgação)



A praia do Bonete, no extremo sul do arquipélago de Ilhabela, foi palco mais uma vez, da tradicional Festa de Santa Verônica, promovida pela comunidade local e a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura.


Realizada no “Canto Bravo” do Bonete, a festa contou com a participação de mais de 400 pessoas nos dois dias de evento. A festa é uma das manifestações mais antigas do arquipélago, e segundo relatos dos moradores locais, acontece há mais de 180 anos para celebrar a padroeira da comunidade.


A novena de Santa Verônica começou no dia 1° de julho, com o levantamento do mastro e as missas. Já aprogramação cultural ocorreu no último final de semana. Na sexta-feira (8) e sábado (9), houve bingos, o tradicional leilão, queima de fogos e apresentações do grupo “Pronúncia no Olhar” e do Dj Axl Rodriguez.


De acordo com um ds mais antgos organizadores da festa, Seu Hélio de Souza, este ano foi muito especial, pois houve a retomada dos festejos após o falecimento do mais antigo organizador, Seu Ademar, em 2015.


“Oferecemos a retomada da festa à memória de nosso parceiro e assim, como era o desejo dele, esperamos que nossa tradição dure mais centenas de anos. A força da festa desse ano reforça a importância de nossa tradição”, afirma Seu Hélio.


A comunidade tradicional do Bonete conta com aproximadamente 300 moradores e possui acesso apenas por trilha (para pedestres) a partir do bairro Sepituba, e pelo mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *