Mestres cervejeiros promovem evento de degustação em Ilhabela

O encontro reúne oito produtores locais e muito rock’n roll neste sábado (2)

1° Encontro dos Cervejeiros Artesanais acontece na Vila (Foto: Divulgação)


O 1º Encontro dos Cervejeiros Artesanais de Ilhabela promete muitas receitas especiais, harmonização e música, neste sábado (2), na Cervejaria Caiçara, na Vila. A programação conta, ainda, com oficinas de degustação, brassagem (processo de cozimento do malte) e shows de rock’n roll.


O evento terá apresentação de oito tipos de cervejas, de produtores locais: Bica Beer, BlackWood, Cerveja Caiçara, Da Villa, Doctor’s, Mad Mug, Marzébiir e Serena.


Um dos produtores que participa do evento conta que testa diversas receitas e algumas levam meses para ficarem prontas. Além de mestre cervejeiro da Marzébiir, Zé Paulo, 61 anos, é biólogo e faz intervenções nos ingredientes para definir as características de cada bebida. Ele conta que o lúpulo é essencial para definir o amargor da cerveja, bem como a levedura é responsável pelo sabor. “Entender de biologia ajuda bastante na criação da bebida. Além disso, o fato de minha esposa ser alemã me ajuda na tradução de artigos para estudar o assunto e também a importar ingredientes de lá. Sou um amante desta arte e quero aprimorar minha bebida a cada leva”, conta Zé Paulo.


O produtor da cerveja Serena criou o rótulo em homenagem à sua esposa. Niva Lisboa começou cedo a arte da produção artesanal. Ele tem 32 anos e já testa receitas há cerca de três anos. O filósofo e bancário diz que a produção caseira é uma delícia, mas exige muito estudo. Após cursos de harmonização, Niva desenvolveu sua receita, que também leva ingredientes importados. “Produzir sua própria cerveja dá trabaho, mas quem começa não quer mais beber qualquer coisa. As cervejas industriais são muito inferiores na qualidade e no sabor”, afirma ele.



Outra curiosidade é que os grãos restantes do processo de produção podem ser usados para fazer outros alimentos, como pães e doces. Os mestres cervejeiros contam que o sabor dessas receitas é peculiar e ambos afirmam que o processo de fazer com as próprias mãos, tanto as bebidas quanto o alimento, torna tudo mais especial e saboroso, além de tornar os produtores cada vez mais engajados na arte de produção e claro, da degustação.

O Encontro dos Cervejeiros é uma realização do Ilhabela Convention & Visitors Bureau, com apoio da Cervejaria Caiçara – Ilhabela e produtores locais da ilha. O ingresso custa R$ 90 e inclui uma caneca e a degustação de todas as cervejas. A entrada é gratuita para quem não quiser experimentar as bebidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *