CURTAS: São Sebastião tem reunião com Tiririca, e disputa por secretaria

Tiririca e cia.
O diretório municipal do Partido da República (PR) realiza no próximo dia 30 sua convenção e uma das presenças confirmadas é do deputado federal Tiririca. As atividades começam a partir das 9h na Câmara de São Sebastião. Também devem participar o federal Márcio Alvino e o deputado estadual André do Prado. 


Moeda de troca
Após mudanças no governo de São Sebastião – quando Fabio Lopez assumiu a Secretaria de Governo e Marquinho Souza, a Chefia de gabinete -, a expectativa é para quem assumirá a Secretaria de Esportes. Nos bastidores, comenta-se que dois vereadores pleiteiam o cargo: Edvaldo Campos, o Teimoso, e José Reis. Porém, gente ligada ao prefeito Ernane Primazzi relata que o cargo será uma espécie de moeda de troca com um partido, ainda não revelado, que a Administração tentaria ‘tomar’ de outro grupo político.


Mudança PPS
O atual secretário de Governo, Fabio Lopez, deve perder sua força no PPS já que quem pode assumir a coordenação regional da legenda é o prefeito de Ilhabela, Antonio Colucci. Ele deverá passar o comando do partido em São Sebastião para Luizinho Faria, seu secretário de Governo. A ideia de Colucci é oficializar a candidatura de Luizinho em São Sebastião.


Saúde de novo
Após assinar a criação a Agemvale, o prefeito de Ilhabela e presidente do Conselho da Região Metropolitana, Antonio Colucci, afirmou que o orçamento da entidade anual será de R$ 3 milhões e uma equipe será montada para reunir as demandas dos municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. Ele entende que o foco, neste momento, é a área da saúde que prevê a construção de hospitais regionais, entre eles, o do Litoral Norte.


Frepap
Colucci ainda recebeu nesta semana os vereadores que compõem a mesa diretora da Frente Parlamentar do Litoral Norte (Frepap).  Estiveram no gabinete o presidente da Frepap o vereador Marcos Tenório (São Sebastião), a vice-presidente Wilma Teixeira (Caraguatatuba) e Claudinei Xavier (Ubatuba). Entre os temas discutidos, além da questão do Hospital Regional, foi um programa para tratamento de dependentes químicos.


Surfe
O prefeito de Ubatuba, Maurício Moromizato, aproveitou recente reunião em Taubaté com o secretário estadual de Turismo, Roberto Lucena, para pedir agilidade na liberação dos recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade) e destacou a importância da verba para a implantação da sede da escolinha de surf na praia Grande. Já o secretário municipal de Turismo, João Corbisier, apresentou ao secretário Lucena a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo

Emprego I
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Ilhabela está com inscrições abertas até segunda-feira (25), para o programa “Time do Emprego”. O objetivo é auxiliar pessoas desempregadas na busca de uma colocação no mercado de trabalho por meio de orientações, de acordo com as habilidades de cada um. Os encontros contam com dinâmicas de grupo, palestras e treinamentos. A primeira turma terá início em 27 de maio.


Emprego II
O curso será realizado às quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h, no salão da Capela São João. Para fazer a inscrição são necessários cópias do RG, CPF,  Carteira de Trabalho e Comprovante de Endereço. Os documentos devem ser entregues no PAT, que fica na Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 128, Perequê. O projeto acontece desde 2009 e 70% dos 450 participantes conseguiram recolocação no mercado de trabalho.


Camarão I
O fim do período de defeso do camarão é uma comemoração para a comunidade pesqueira. Após três meses de proibição, a atividade pode voltar a ser feita formalmente. Para festejar, os pescadores de Caraguá seguem em procissão com suas embarcações enfeitadas e carregando as imagens de Nossa Senhora dos Navegantes e de São Pedro, neste domingo (24).


Camarão II
“A cerimônia ‘Barcos ao Mar”’ é um agradecimento pela volta do crustáceo ao mar e precede os Festivais do Camarão do Litoral Norte. O evento, que deve acontecer no mês de julho, une gastronomia caiçara e programações culturais nas cidades da região. 


Audiência Pública
Acontece na próxima quinta-feira (28) a segunda audiência pública sobre a política de incentivo ao desenvolvimento econômico em Caraguatatuba, apresentado pelo projeto de lei complementar 1/ 2015. O encontro deve acontecer a partir das 16h30, na sede do Poder Legislativo.


Velocidade
O primeiro radar de velocidade implantado em Ilhabela começou a funcionar na última quarta-feira (20). O problema é a sinalização, que segue confundindo os motoristas, já que a placa indica uma velocidade permitida de 40Km/h, enquanto as marcas no asfalto são de 30Km/h. O aparelho fica próximo à Praia do Julião, na região sul do arquipélago.

Prefeito em SP
O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos, ministra, na próxima segunda-feira (25), a palestra “Caraguá como destino para investimentos”, na cidade de São Paulo. O público do evento são empresários e comerciantes e acontece no Auditório GCSM/AméricaEconomia, em Higienópolis. A apresentação do político começa às 8h30.


Alunos na Câmara
Cerca de 60 alunos de Ilhabela estiveram na Câmara Municipal, na última terça (19), para conhecer a importância de acompanhar as ações políticas e exercer sua cidadania. Os vereadores realizaram ainda uma dinâmica com o grupo, que elegeu entre os estudantes nove vereadores e a mesa diretora. O projeto se tornou lei municipal por meio de iniciativo do vereador Luizinho (PCdoB). A próxima edição está agendada para 18 de junho.  


Rugby 
A partir de setembro, escolas municipais de Ilhabela terão aulas de rugby. O projeto prevê a capacitação de professores de educação física, material esportivo e aulas em seis escolas do ensino fundamental I e II. Mais de 1,8 mil alunos devem participar. A ação será subsidiada pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRU)e tem apoio da prefeitura.


Segurança I
Parece que agora as passarelas do Areado e do Saquinho, na trilha para a Praia do Bonete, vão sair do papel. Depois de um longo processo de aprovação, que focou na preservação do entorno, o processo licitatório para definição da empresa de construção está em desenvolvimento pela pasta de Obras. Segundo a associação Bonete Sempre, as negociações vem sendo positivas e a obra deve tornar a trilha muito mais segura.


Segurança II
A importância da obra está justificada devido a passagem de cachoeiras no local, que quando enchem, podem tornar a travessia bem perigosa devido à força das águas. Duas professoras já sofreram acidentes sérios neste trecho. Elas foram arrastadas pela enchente quando voltavam para a cidade, após dar aulas na escola do Bonete, e foram encontradas por moradores da comunidade.


Apoio Contábil I
Será realizada na noite desta sexta-feira (22), às 18h, no Teatro Mário Covas, em Caraguá, uma coletiva para assinatura do Acordo de Cooperação Técnica do Módulo com a Receita Federal do Brasil para instalação do 1º Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do Litoral Norte. Considerado um dos primeiros do Estado de São Paulo, o NAF tem como principal objetivo oferecer apoio técnico aos estudantes da área contábil para posteriormente proporcionar acesso gratuito a orientações e serviços contábeis e fiscais à população.


Apoio Contábil II

O evento contará com a presença de autoridades locais e regionais como do Delegado da Receita Federal do Brasil em São José dos Campos, Rogério Hino; Osvaldo Luís Branchini, chefe-substituto da Divisão de Interação com o Cidadão da Superintendência da Receita Federal do Brasil na 8ª Região Fiscal; da inspetora da Receita Federal do Brasil de São Sebastião, Luciana de Castro Khoury Medeiros; do Pró-Acadêmico do Módulo, Prof. Dr. José Carlos Victorino de Souza e Zenaide Vernizzi, presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *