Aulas gratuitas de pilates tem vagas abertas na orla de Ubatuba

Usuários e usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) têm mais uma oportunidade de praticar uma atividade física de forma gratuita. É o pilates na orla. As aulas acontecem todas as sextas-feiras, às 8h30, no gramado da orla da praia do Itaguá, próximo da pista de Skate (praça Capricórnio).

A iniciativa é do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB)/Centro e as aulas são conduzidas por Luiza Fonseca, educadora física, e Camila Della Via, fisioterapeuta, ambas com formação em pilates. Elas explicam que a prática pode ser empregada tanto como promoção de saúde quanto como reabilitação. “Segundo Joseph Pilates, criador dessa modalidade, trata-se do perfeito equilíbrio entre corpo, mente e espírito”, explica Luiza.

As aulas começaram no dia 6 de abril e podem participar pessoas com mais de 18 anos que não estejam com hipertensão ou diabetes descompensadas, não tenham alteração cognitiva importante e não apresentam dor crônica severa que impossibilite a realização dos movimentos. É preciso comparecer levando colchonete, tatame ou canga que possam ser colocados no chão, bem como o cartão do SUS.

Em dias de chuva ou quando o gramado está molhado por conta de chuva na noite anterior a aula não acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *