Litoral Norte recebe reforço de 570 policiais para Operação Verão 2018

As quatro cidades do Litoral Norte receberam um reforço de mais de 570 policiais militares para Operação Verão, a partir desta quarta-feira (20). Os homens devem permanecer a serviço dos municípios até o dia 16 de fevereiro, a sexta-feira após o Carnaval.

Caraguá recebeu 192 policiais e São Sebastião tem reforço de 175, enquanto o arquipélago de Ilhabela conta um efetivo de 76 homens e Ubatuba 170 PMs.

Os policiais militares vão trabalhar com patrulhamento ostensivo a pé, Patrulhamento com bicicletas, policiamento com apoio de motocicletas, o radiopatrulhamento, bases comunitárias móveis e Força Tática. Além do efetivo, a Operação disponibilizou também reforço de 69 viaturas.

Nesta temporada, a Polícia Militar ainda irá utilizar uma viatura, do tipo carreta, que funcionará como um Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), equipado com uma central de monitoramento, exclusiva para o Litoral Norte no município de Caraguatatuba, atuando diariamente na segurança dos munícipes, turistas e veranistas, contando com câmeras de longo alcance. Este é o mesmo equipamento que foi utilizado no policiamento durante a Copa do Mundo.

A operação é uma parceria entre o 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI) e as prefeituras dos quatro municípios. Pelo convênio, os governos municipais devem arcar com custos de alimentação e hospedagem em pousadas, hotéis e colônias da região e o Governo do Estado com a remuneração dos policiais.

Bombeiros

Conforme dados oficiais do Corpo de Bombeiros, durante o período de verão, o número de ocorrências atendidas chega a triplicar na região. E, para sanar esta demanda, dos 570 policiais disponibilizados para o LN, 51 homens pertencem aos Bombeiros e devem trabalhar com prevenção e combate a incêndios, salvamentos e resgates.

Além disso, começa a operar também nesta quarta-feira um caminhão do tipo Auto Bomba no bairro de Maranduba em Ubatuba e outro em Boiçucanga na Costa Sul de São Sebastião, ambos para atender a demanda especifica de ocorrências nessas regiões estratégicas e distantes do centro dos municípios.

A região deve contar também com as Motos Operacionais de Bombeiros (MOB) que já operam em Caraguatatuba desde outubro e com mais duas unidades no centro de São Sebastião, em função do trânsito existente no período nas avenidas centrais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *