Stella Maris promove ação de doação de leite materno

A Casa de Saúde Stella Maris promove ação de doação de leite materno para banco de Caraguatatuba, até dia 6 de agosto. A iniciativa faz parte da campanha “Agosto Dourado” de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, considerado o alimento de ouro para a saúde dos bebês.

Segundo especialistas, o leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os seis meses de idade.

A administração da maternidade explica que as atividades visam incentivar a prática da amamentação entre as pacientes da instituição, bem como a doação de leite materno para o banco de leite humano do município.

O Stella Maris recebeu uma decoração especial no setor com laços dourados, foi criado um cantinho da amamentação e serão sorteados brindes para as mamães.

Importância da amamentação

“Do momento do nascimento até a alta, todas as condutas adotadas pela nossa equipe têm por objetivo promover, proteger e apoiar o aleitamento materno”, informa o gerente assistencial do Stella Maris, Silvio Rabelo. “O resultado são bebês mais saudáveis”, explica. E completa informando que 95% dos bebês nascidos na maternidade recebem aleitamento materno exclusivo.

Doação de leite humano

leiteSegundo a supervisora de enfermagem da UTI neonatal e pediatria do Stella Maris, Janaína Gomes de Moraes, toda lactante é uma doadora potencial. Ela pode se cadastrar no banco de leite de Caraguatatuba onde são feitos alguns exames.

“Além de ajudar a mãe a produzir mais leite para seu bebê, a doação salvará outros bebês”, explica.

Os recém-nascidos internados na UTI neonatal da Casa de Saúde Stella Maris alimentam-se exclusivamente de leite humano, o que favorece a recuperação e diminui o tempo de internação.

Estudos comprovam que o contato com o seio e o estímulo para mamar na primeira hora após o parto favorecem o êxito da amamentação. Na Casa de Saúde Stella Maris, ainda no Centro de Parto Normal, após os primeiros cuidados do pediatra, o bebê é colocado no seio da mãe para mamar.

Benefícios da amamentação

Para o bebê, as vantagens são: maior contato com a mãe: melhora a digestão e minimiza as cólicas; desenvolve a inteligência quanto maior o tempo de amamentação; reduz o risco de doenças alérgicas; estimula e fortalece a arcada dentária; previne contra doenças contagiosas, como a diarreia.

Para a mãe, diminui o sangramento no pós-parto; acelera a perda de peso; reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio; evita a osteoporose; protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto.

Para entrar em contato com o Banco de leite de Caraguatatuba, o telefone é (12) 38970-3510.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *