Consultor promove pedal de conscientização do autismo neste sábado (17)

O consultor autista Odir Veiga promove um pedal de conscientização do autismo neste sábado, com saída às 9h da praia Martim de Sá e chegada no Porto Novo, em Caraguatatuba. Serão 13 km de percurso, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade que o autista é uma pessoa normal.

“Espero que as pessoas com autismo possam viver sem preconceito e com inclusão”, ressalta.

A descoberta do autismo

Odir conta que sempre teve muitas perguntas sem respostas sobre vários aspectos de sua vida. “Tenho dificuldades em coisas consideradas fáceis para a maioria das pessoas, tal como minha falta de controle inibitório no comportamento”.

Por outro lado, Veiga flui bem em sua vida acadêmica; já fez bacharelado, licenciatura, MBA, especialização, mestrado, doutorado honoris causa, e, atua como professor especialista em faculdades e escola técnica.

“Durante a pandemia e a campanha eleitoral de 2020, quando me candidatei a vereador, pude perceber muitas dificuldades para lidar principalmente com a ansiedade e busquei ajuda médica”, explica.

Foi após uma longa avaliação psicológica, exames oftalmológicos, neurológicos e cardiológicos, que ele foi diagnosticado com Síndrome de Asperger, ou autismo de alto rendimento.

“Todas as deficiências necessitam de inclusão, mas o autismo por se tratar de uma síndrome invisível que possui uma enorme variedade de comprometimentos com diferentes graus de manifestação, depende de conscientização da sociedade para que os autistas e suas famílias consigam partilhar de uma vida prazerosa como qualquer outro indivíduo, o nome disso é dignidade”, conceitua Veiga.

Recentemente, após passar por situações difíceis, ele diz que “ao invés de assumir um papel de vítima, decidi ser protagonista e conscientizar as pessoas sobre o autismo através de minhas redes sociais”.

Quando Odir Veiga soube que o ciclista português Filipe Gaivão se preparava para pedalar 1.300 km de Braga até Lisboa, em Portugal, com intuito sensibilizar as pessoas para a Síndrome de Asperger, teve a ideia de fazer algo em Caraguatatuba. “Eu lanço o desafio e se ninguém aderir não tem problema, eu faço o percurso sozinho, o que vale é a intenção”.

Sobre a carreira política, Veiga não pretende mais ser candidato. “Quero me candidatar a ser feliz e viver uma vida com inclusão, mas sobretudo com dignidade, e, acreditem, isso já é uma campanha muito difícil”, conclui.

autismoServiço:
Pedal de conscientização do autismo
Data: 17/07/21
Horário: Concentração 8h e saída 9 h
Saída: Av. Dr. Aldino Schiavi, 1270, (próximo ao Rio Guaxinduba, Kiosk Ponto 4 da Martim de Sá)
Chegada: Alameda José Francesconi, 1690 – Praça de Eventos do Porto Novo
Informações: https://fb.me/e/2kpBmayAp?ti=wa
🗓️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *