Homem de 55 anos morre afogado durante o feriado no Perequê-Açu

Um homem de 55 anos morreu afogado neste domingo (11) na Pedra Negra, Praia do Perequê-Açu, em Ubatuba. Ele chegou a ser resgatado do mar por um surfista que estava no local, mas não resistiu.

O Grupamento de Bombeiros Marítimo (Gbmar) informou ter recebido alerta de afogamento em curso por volta das 11h da manhã.  A vítima, identificada como S. M. B., estava na praia acompanhado pela esposa. Ela contou que o marido decidiu entrar na água e sabia nadar; devido a demora em voltar, ela decidiu procurá-lo e o encontrou desacordado e sendo trazido na prancha do surfista que o socorreu.

Socorro no Perequê-Açu

Perequê Açu
Foto: Redes Sociais

O Guarda-Vidas chegou ao local na sequência e também correu para a água para ajudar no socorro da vítima, que já estava em parada cardiorrespiratória. O tenente Pisaneschi, do Corpo de Bombeiros da capital paulista, que estava de férias no Perequê-Açu também auxiliou no resgate e primeiros socorros à vítima.

As viaturas do Samu chegaram ao Perequê-Açu e o homem foi encaminhado à Santa Casa de Ubatuba, porém não resistiu.

Miastenia Gravis

Segundo a esposa da vítima, seu marido sofria de Miastenia Gravis, uma doença crônica, geralmente autoimune, que contrai a junção neuromuscular. Nessa doença ocorre um problema no sistema de defesa do organismo.

O sistema imunológico normalmente produz proteínas chamadas anticorpos que ajudam a combater infecções. Entretanto, em pessoas com Miastenia Gravis, o sistema imunológico produz alguns anticorpos que atacam as conexões entre os nervos e os músculos levando a distúrbios na transmissão do impulso nervoso na junção entre essas estruturas.

Mais de 50% dos pacientes apresentam sintomas oculares (pálpebra caída) e destes, a metade permanece apenas com manifestações oculares. Na maioria dos casos, as manifestações são generalizadas com fadiga após exercício ou movimentos repetitivos, além de fraqueza dos membros isoladamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *