Vigilância Sanitária interdita unidade dos Correios por insalubridade

A unidade de distribuição dos Correios de Ubatuba foi interditada pela Vigilância Sanitária por oferecer condições de insalubridade aos funcionários e usuários. O ponto destacado foi a falta de ventilação no local, que teria contribuído para um surto de Covid-19 entre os trabalhadores.

Segundo a Prefeitura, a ação ocorreu após determinação da Justiça do Trabalho, que solicitou vistoria para conferir a situação. Durante a inspeção, a equipe de técnicos e fiscais da Vigilâncias confirmou o risco à saúde para trabalhadores e usuários.

Denúncia interna de insalubridade

A elaboração do ofício pela Justiça do Trabalho foi motivada pela denúncia dos funcionários, que entraram com uma ação caracterizando insalubridade. Segundo a Vigilância, a interdição foi uma medida cautelar com o objetivo de cessar o risco e proteger a saúde das pessoas que utilizam e trabalham naquele espaço, que é o procedimento indicado pela legislação diante de situações como esta.

Esclarecimento

Após uma série de reclamações por parte da população, que utiliza os serviços dos Correios, a Prefeitura publicou que “jamais houve intenção de causar qualquer transtorno aos usuários e, sim, proteger não só quem recebe os objetos, mas os próprios trabalhadores, que fizeram a denúncia”.

O local está lacrado e só poderá ser reaberto após a correção das irregularidades apontadas no processo. Correspondências e encomendas endereçadas a Ubatuba serão encaminhadas para Caraguatatuba.

Em nota, a assessoria dos Correios informou que “já foram tomadas as medidas contingenciais para dar continuidade ao serviço de triagem e distribuição e, assim, minimizar os impactos aos clientes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *