Há mais de um ano com bandeira vermelha, Rio Tabatinga recebe ações de despoluição

O Rio Tabatinga, que fica na região Norte de Caraguatatuba e há mais de um ano vem recebendo bandeira vermelha da Cetesb, receberá ações de despoluição no próximo dia 13 de maio.

Na ação conjunta “Despoluição do Rio Tabatinga: Água Limpa + Saúde”, a Prefeitura de Caraguatatuba, a ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam) e seus parceiros promoverão a descida de caiaque pelo rio. O objetivo é identificar possíveis pontos de despejo irregular de esgoto.

Inclusive, equipes da Prefeitura já flagraram captação irregular de água e despejo de esgoto na corrente fluvial, que desemboca na praia.

Na programação haverá ainda plantio de mudas nativas, entrega de panfletos para moradores e turistas e colocação de banners.

Esgoto lançado no Rio Tabatinga

Rio Tabatinga
Foto: Cláudio Gomes/PMC

Além da questão ambiental, o esgoto lançado no Tabatinga acarreta problemas de saúde em banhistas do rio e das praias.

“Nossa maior preocupação é com o trecho com maior adensamento da população, muito pequeno perto dos seis quilômetros do rio, mas é onde tem os piores problemas”, explica Wilber Cardozo, secretário de Urbanismo.

Eduardo Leduc, ambientalista, presidente do Ceepam e um dos organizadores da ação concorda. “Temos feito coletas constantes da água e muitas amostras chegam contaminadas por fezes humanas”.

A doença mais comum associada à água poluída por esgoto é a gastroenterite, que apresenta como sintomas o vômito, dores de estômago, diarreia e febre. A poluição pode também causar a hepatite e outras doenças oportunistas como conjuntivites, otites e doenças na pele, é o que alerta o ambientalista.

Leduc completa que “nadamos em nosso próprio lixo e esgoto. Precisamos e vamos mudar isso”.

Qualidade de vida e turismo

Previsto para a ação, serão plantadas 100 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica como aroeira, pitanga, araçá, goiabeira, que também atraem pássaros para a área, tornando-a mais atrativa.

O secretário Wilber Cardozo vislumbra a melhoria do comércio local, melhorando a renda da comunidade do bairro da Tabatinga, assim que a pandemia da Covid estiver sob controle.

Ainda, segundo ele, a contaminação por coliformes fecais (fezes) entre outros contaminantes provenientes de esgoto clandestino, prejudica o comércio local e desvaloriza os imóveis do bairro.

O bairro da Tabatinga é atendido pela rede de esgoto da Sabesp e todos os moradores devem realizar a ligação doméstica aos ramais que passam pelas ruas. Caso isso não seja feito, o proprietário está sujeito à multa de 460 VRM (Valor de Referência do Município), hoje equivalente a R$ 1.720,40, com base na Lei 1.144/1980 artigo 43 e 53 da Lei 1.388/1986 (Código de Postura).

A Sabesp tem notificado e autuado as residências e condomínios que estão descartando esgoto no rio.

Planos para o Rio Tabatinga

Até junho deste ano, o grupo quer realizar mais ações como o estudo de biodiversidade na zona de amortecimento e zona úmida da baixada visando a preservação das nascentes e matas ciliares.

E ainda, sensibilizar os moradores por meio da retirada de lixo nas margens do rio, limpeza e desassoreamento de partes do rio e implantar atividades educacionais nas escolas da comunidade no pós pandemia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *