Prefeito de São Sebastião anuncia lotação em UTI: “Seja o que Deus quiser”

A UTI respiratória de São Sebastião atingiu 100% de ocupação neste domingo (14), segundo informou o prefeito Felipe Augusto em live no início da noite. “O que mais temíamos aconteceu. A partir de agora seja o que Deus quiser”, declarou o prefeito.

Os dados exibidos na live informavam 18 pacientes na UTI, sendo 10 intubados. Mas Felipe disse que eram números desatualizados e que os 20 leitos estão ocupados.

O prefeito disse que a enfermaria também está lotada, mas o quadro exibido informava nove pacientes, dois a menos que o divulgado no boletim de sexta-feira.

Felipe descartou a abertura de novos leitos alegando que não haveria médicos disponíveis para contratação.

Outra informação alarmante é sobre falta de sedativos para intubação. Não ficou claro se os medicamentos acabaram ou estariam na iminência de acabar.

Sem UTI e sem sedativos

A justificativa, assim como no caso dos médicos, é que faltam sedativos no mercado. A tentativa agora será pedir emprestado de outros municípios.

O prefeito apresentou dados que indicam o avanço da doença no público mais jovem. Segundo ele, dos 112 atendimentos feitos neste domingo, 23 eram crianças.

As medidas para restringir atividades na fase emergencial permanecem desconhecidas em São Sebastião. O prefeito adiantou apenas que vai proibir estacionamento em orlas e na região central, sem especificar os locais.

Disse que as praias continuarão abertas, mas somente para atividade individual. E prometeu “fiscalização mais pesada”. “Vamos ser muito duros a partir de amanhã”, avisou Felipe.

Até as 20h deste domingo, ainda não havia sido publicado o novo decreto.

Prefeito alerta sobre UTI lotada (Foto: Redes Sociais)
Prefeito alerta sobre UTI lotada (Foto: Redes Sociais)

O secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, justificou a demora para publicação do decreto. “Estávamos esperando uma melhora, mas aconteceu o contrário”, lamentou ele.

O prefeito iniciou a live dizendo que ia “tirar as dúvidas de todo mundo”, mas encerrou 15 minutos depois sem ler nenhum comentário.

Ao final do pronunciamento, Felipe fez um apelo: “Sei que a situação está horrorosa. Relaxa, põe Netflix. Se não tiver, leia um gibi, mas fique em casa!”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *