“Estamos à beira do colapso”, diz prefeito sobre internações em São Sebastião

“Estamos à beira do colapso”. Essa foi a afirmação do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, sobre a situação do sistema de saúde na cidade. A UTI respiratória do hospital atingiu 85% de ocupação, nesta quinta-feira (11), segundo boletim da Prefeitura.

Os dados divulgados pela manhã informavam 17 pacientes, sendo oito intubados. Por volta das 15h, o número subiu para dez.

Risco de colapso

O mês de março começou com cinco pacientes na UTI, mas na última terça-feira (9) já eram 14. “Nossa cidade ainda está segura”, garantiu o prefeito Felipe Augusto, na ocasião. Dois dias depois, nesta quinta-feira, o discurso mudou. “Os números começam a assustar muito”, alertou Felipe, em mais uma live.

Segundo o prefeito, a enfermaria do pronto-socorro central estava lotada na tarde de hoje. Ele informou que o raio-x da unidade foi desativado para montagem de oito leitos no corredor.

O prefeito avalia novas restrições ao comércio local após o risco de colapso, mas ainda não confirmou nenhuma. As novas medidas contra Covid-19 anunciadas pelo governo do Estado dependem de decreto municipal para que passem a valer na cidade.

Atualmente, São Sebastião tem regras mais flexíveis que as do Plano São Paulo, com permissão de atendimento em diversos estabelecimentos que são proibidos pela estratégia estadual.

Nas lives desta semana, Felipe admitiu, inclusive, o funcionamento de atividades que não estão previstas no decreto municipal, como escola de idiomas e cursos profissionalizantes.

Indagado sobre barbearias e salões de beleza, o prefeito disse que é permitido um cliente por vez, mas o decreto que vigora desde janeiro autoriza dois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *