Dezenas de filhotes de tartarugas nascem na praia do Bonete

Uma ninhada de tartarugas-cabeçudas nasceu na praia do Bonete, sul de Ilhabela, na manhã desta sexta-feira (12). Dentre os 130 ovos, 38 vingaram e os filhotes puderam ser acompanhados até o mar por biólogos e pela comunidade caiçara local. Diversos vídeos emocionantes foram registrados e circulam pelas redes sociais.

A espécie é recorrente no Litoral Norte, mas o fenômeno de nascimento é raro, pois a região é rota de alimentação dos animais e eles só costumam desovar em situações esporádicas. “As tartarugas buscam áreas mais quentes, ao norte do País, para a reprodução, pois o litoral paulista é frio para garantir o desenvolvimento dos ovos. O fenômeno tem ocorrido cerca de uma vez ao ano na região”, explica José Henrique Becker, biólogo e coordenador técnico do Projeto Tamar.

Outro fato interessante é que as tartarugas tendem a colocar os ovos no local onde nasceram, ou seja, a mãe da ninhada possívelmente nasceu por ali. “Essa desova pode ser fruto de um nascimento que ocorreu no Bonete há muito tempo atrás e esses filhotinhos também poderão voltar no período reprodutivo, dentro de alguns anos, para fazer a postura dos ovos na mesma praia ou próximo do local”, analisa a bióloga marinha da Mar e Vida Ecotrip, Cláudia Santana Ferreira.

Desova das tartarugas 

A tartaruga mãe colocou os ovos em dois pontos das areias do Bonete no dia 9 de janeiro. Na ocasião, o Projeto Tamar e Instituto Argonauta estiveram no local e delimitaram o perímetro da desova para preservar os animais durante o período de desenvolvimento, que leva cerca de dois meses.

O primeiro ninho, localizado no centro da praia, não resistiu devido uma ressaca que houve no período. Os bebês que nasceram nesta sexta-feira são da segunda ninhada, depositada no canto direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *