Prefeitura investiga descarte irregular de esgoto no Rio Mococa

A Prefeitura de Caraguatatuba investiga um possível descarte de esgoto irregular no rio Mococa, que deságua na praia de mesmo nome.

As equipes realizaram uma varredura pela região e identificaram um tubo a cerca de dois quilômetros dentro do rio, próximo aos fundos do condomínio Mar Verde.

Ação semelhante foi realizada no rio Tabatinga, em meados de fevereiro, e o descarte ilegal de esgoto foi confirmado na ocasião.

Captação irregular

De acordo com o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, ainda foi inutilizada uma ligação de água clandestina. “Nós encontramos a captação e agora vamos em busca para saber de onde vinha”.

Essa medida é proibida com base nos incisos I e II do artigo 12 da Lei Federal 9.433/1997 que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

O artigo 12 define que “estão sujeitos a outorga pelo Poder Público os direitos da derivação ou captação de parcela da água existente em um corpo de água para consumo final, inclusive abastecimento público, ou insumo de processo produtivo; e a extração de água de aquífero subterrâneo para consumo final ou insumo de processo produtivo.

Já o inciso III fala sobre o lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final, complementado pelo artigo V que dispõe outros usos que alterem o regime, a quantidade ou a qualidade da água existente em um corpo de água de forma irregular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *