Defesa Civil alerta para fortes tempestades no Litoral Norte

A Defesa Civil do Estado emitiu boletim meteorológico para o Litoral Norte com a previsão de fortes chuvas, que podem chegar até 150 milímetros. Esse valor equivale a 150 litros por metro quadrado. Na noite desta segunda-feira (29), as tempestades já iniciaram e causaram transtornos na região.

Em São Sebastião, houve queda de cinco árvores nos bairros Cambury, Vila Amélia e Porto Grande; alagamento de residência no bairro São Francisco; e duas ocorrências com veículos que enfrentaram o alagamento na Enseada. Na Rua da Praia, imagens mostram a força do vento e da chuva, aliados à maré, por volta das 22h. Foram registrados ventos de 70km/h e um acumulado de 74 milímetros de água.

No arquipélago de Ilhabela foram registradas quedas de oito árvores; um destelhamento no Morro dos Mineiros e os tapumes que cercavam o Campo do Galera se desprenderam da estrutura e se espalharam pela via. No bairro da Água Branca, uma árvore caiu em cima de um veículo deixando fios energizados expostos. O acumulado de chuva chegou a 87 milímetros no bairro da Armação, região norte, de acordo com a Defesa Civil.

Em Caraguatatuba, uma árvore caiu dentro de uma casa no bairro Sumaré, sem riscos para a família. A equipe da Defesa Civil retornará hoje ao local para nova vistoria. Em 24 horas, choveu em média de 55 milímetros na cidade. A região com maior registro foi do bairro Porto Novo, cujo acumulado chegou a 71,94 milímetros.

A previsão é que a chegada desta frente fria crie condições para mais chuvas fortes e volumosas, com momentos de tempestades severas, seguidas por raios, até a proxima quinta-feira (1º).

De acordo com a Defesa Civil, há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Tamoios

Caso o acumulado de chuvas chegue a 100 mm em 72 horas, o trecho de serra da Rodovia dos Tamoios (SP-99) deve ser interditado por questões de segurança devido a propabilidade de deslizamentos. A região segue em estado de observação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *