Em carta aberta, profissionais da saúde de Caraguatatuba desabafam e alertam sobre Covid

Uma Carta Aberta assinada por médicos e equipes da linha de frente da Saúde de Caraguatatuba foi divulgada na última sexta-feira (5) e mostra o esgotamento e exaustão que esses profissionais chegaram um ano após o início da pandemia provocada pela Covid.

No documento, eles falam que tem um recada para cada um que tiver a oportunidade de ler a carta. “Escutamos muito: ninguém aguenta mais! E nós? Nós também estamos exaustos, esgotados… muitos de nós adoeceram e morreram”, desabafam.

Desde o último sábado (6) o Estado todo retrocedeu para a fase vermelha do Plano São Paulo, considerada a mais restritiva, após o aumento dos números de casos, mortes e ocupação das UTIs Covid e enfermarias.

Na carta, o alerta: “o número de profissionais de Saúde em todo o país não é suficiente para o que estamos enfrentando. Aqui em Caraguá não é diferente”.

Eles vão mais além e ressaltam sobre o que estar por vir. “Queremos te dar esse alerta: essa variante da doença é real e mais grave! Você já deve ter observado o que está acontecendo em todo nosso país, e nós não estamos livres disso”.

“Fazemos esse apelo para que sigam as novas medidas do Plano São Paulo nestas próximas duas semanas. Estamos pedindo pra vocês, neste momento, 15 dias! Enquanto nós estamos aqui, há 365, trabalhando de forma exaustiva”, expõem.

Por fim, a declaração mais foto: “Temos medo de não estarmos mais, quando vocês precisarem de nós. Contamos com todos vocês!”.

Carta alerta para casos

Desde o início da pandemia foram confirmados em Caraguatatuba 11.424 casos e 210 óbitos da Covid-19. A taxa de ocupação é de 50% nos hospitais Casa de saúde Stela Maris, Hospital Regional e UPA Covid, e 50% nas enfermarias.

Na sexta, foi publicado o decreto  municipal 1.416/2021 que define que só  abrir os chamados comércios essenciais nesta fase.

Mapa Carta
Mapa vermelho fez profissionais assinarem carta (Divulgação)

Apesar dos dados estarem abaixo do percentual do Estado, o prefeito Aguilar Junior justificou a adesão do município à fase vermelha como sendo que este é um momento muito delicado e embora a cidade esteja em uma situação de controle, há uma preocupação de o governo do Estado requisitar os leitos da região para pacientes de outras cidades e até mesmo de outros Estados”.

Com isso, até o dia 19 de março podem funcionar farmácias e serviços de saúde, mercados, supermercados e locais que vendam comida, mas sem consumo local, escolas (só até 35% de ocupação), cursos da área de saúde em universidades e igrejas (até 30% de ocupação).

Ainda na lista de comércios que podem funcionar estão construção civil e indústria, lavanderias, serviços de segurança pública e privada, empresas de locação de veículos, serviços de comunicação e meios de hospedagem.

Ficam proibidos de abrir shoppings, galerias e comércio de rua, salões de beleza e barbearias, cinemas, teatros e casas de show, universidades (autorizados apenas cursos de saúde), eventos, convenções e atividades culturais, atividades com aglomeração, academias de esporte e centros de ginástica, concessionárias e parques.

Os bares, restaurantes e quiosques podem funcionar com delivery, retirada no local e sistema ‘drive thru’. A retirada e o ‘drive thru’ devem parar às 20h, ficando permitido, após o horário mencionado, apenas o delivery.

Em relação às academias, embora o município tenha criado uma lei que transforma essa atividade em essencial, o Governo do Estado não colocou na relação de estabelecimentos que devem funcionar, por isso, o município teve de acatar a decisão.

 Zona Azul e estacionamento

A Prefeitura de Caraguatatuba suspendeu a cobrança do estacionamento rotativo, Zona Azul, pelo tempo que perdurar esse decreto. O mesmo ocorre com estacionamentos ao longo das avenidas nas orlas como forma de evitar que as pessoas se dirijam às praias.

Os ônibus municipais devem trafegar levando apenas 50% da capacidade de cada veículo, além de serem higienizados ao final de cada viagem.

Quanto ao Poupatempo, o atendimento será digital e de acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, “foi feito trabalho grande para garantir que todos os serviços fiquem disponíveis”. Ainda conforme ela, o trabalho do Detran será feito com atendimento digital e drive-in, além de agendamento para entrega.

Paço Municipal

Pelo novo decreto, neste período de fase vermelha, as secretarias ficarão com atendimento presencial ao público suspenso. Somente serviços online, email e telefone vão funcionar das 8h às 14h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *