Em ritmo lento, São Sebastião vacina 84 pessoas por dia

Um mês depois de iniciada a imunização contra Covid-19 em São Sebastião, foram vacinadas 2.459 pessoas na cidade, segundo o último boletim divulgado pela Prefeitura. A média de aplicação, que na primeira semana foi de 99 pessoas por dia, caiu para 84.

Em Caraguatatuba já foram aplicadas 4.381 doses; em Ubatuba 3.956. Ambas as cidades incluem nos números a segunda dose. Já São Sebastião informa apenas a quantidade de pessoas vacinadas, sem detalhar quantas delas receberam uma segunda dose.

Vacinação em São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião ainda não apresentou um plano municipal de vacinação, como fez Ubatuba, por exemplo. Dessa forma, não é possível consultar o cronograma ou mesmo saber se existe algum.

Diversos municípios do Estado de São Paulo já iniciaram a vacinação em idosos de 80 a 84 anos. Em São Sebastião não há previsão para essa faixa etária. A cidade tem 1.151 doses em estoque.

Para idosos de 85 a 89 anos, a vacinação começou dia 11 de fevereiro. Mas passados dez dias, parte deles ainda está à espera. Feliciano Oliveira, de 86 anos, contou à reportagem que foi ao posto de saúde de Boiçucanga, dia 15. No local foi orientado a aguardar o agendamento para ser vacinado em casa. Até hoje ele espera a vacina.

Somente no final de janeiro a Prefeitura abriu processo seletivo para contratar profissionais e acelerar a imunização. A ex-secretária de Saúde, antes de ser exonerada do cargo, disse que seriam contratados seis enfermeiros e 50 técnicos em enfermagem.

O cronograma previa que esses profissionais começariam a trabalhar dia 1º de março, mas a data já foi adiada duas vezes. O último adiamento foi comunicado nesta sexta-feira (19). Agora, o reforço na equipe de vacinação só deve acontecer a partir de 15 de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *