Petrobras cancela projeto de adequação de gás natural em Caraguatatuba

A Petrobras decidiu cancelar o projeto de adequação de gás natural, na infraestrutura da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba. O comunicado foi feito quase dez meses depois do lançamento do edital de licitação e 25 dias antes da entrega das propostas.

A estatal justificou sua decisão com a “perda na atratividade econômica do projeto” e com isso, as licitações associadas que atendem ao projeto também foram canceladas.

“A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor de seu portfólio e com sua estratégia”, informou a companhia.

Petrobras em Caraguatatuba

A unidadede instalada em Caraguatatuba tem capacidade para processar diariamente até 20 milhões de m³ de gás natural, oriundo de diversas plataformas interligadas à Plataforma de Mexilhão, que fica a cerca de 140 km da costa. De lá, o produto chega à UTGCA por meio de um gasoduto.

O gás processado no local dá origem a três produtos: o gás natural, que tem uso industrial, o residencial, utilizado na cozinha e o veicular. Depois do processamento na UTGCA, outro gasoduto, o Gastau, leva o gás natural até a cidade de Taubaté (SP), onde é lançado na malha de gasodutos da Petrobrás, seguindo para distribuição.

Sindicato se posiciona: “Desrespeitoso com o mercado”

Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores no Petróleo do Litoral Paulista (Sindipetro) foi taxativo ao dizer que a Petrobras mudou em alguns aspectos, mas “a velha arrogância e prepotência continuaram como pilares firmes da companhia. Nada foi levado em consideração ao se tomar uma decisão dessas.  Nenhum respeito ao mercado”.

O Sindipetro lembra ainda o trabalho de centenas de profissionais, engenheiros, técnicos “das diversas empresas envolvidas no estudo, elaboração das propostas, o investimento das companhias em um ano terrível, depois de seis anos de operação lava-jato, que quase destruiu por completo a engenharia brasileira”. E arremataram: “Não houve  sensibilidade. O prejuízo para as empresas que acreditaram no edital, na palavra da estatal, é enorme”.

Prefeitura lamentou perda de vagas de emprego

A prefeitura de Caraguatatuba, por sua vez, lamentou o anúncio feito pela Petrobrás, pois “novas vagas seriam geradas com a ampliação unidade”. Além disso, a administração informou que já encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que estabelece incentivos fiscais para as empresas que se instalem na cidade e que contratem mão de obra local. A proposta deve ser votada no começo de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *