Marinha inicia Operação Verão 2020/2021 e reforça fiscalização

A Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião (Marinha do Brasil), iniciou nesta segunda-feira (14) a ‘Operação Verão 2020/2021 – Todos por uma navegação segura’.

Até 16 de março serão intensificadas as ações de inspeção naval em embarcações de esporte e recreio, como lanchas e motos aquáticas, nas áreas de maior concentração. O objetivo é reduzir o número de acidentes de navegação.

Para isso, serão intensificadas as ações para orientar e fiscalizar os condutores com relação à habilitação, conferir a regularidade da documentação de registro das embarcações e verificar a existência e validade de itens de segurança e salvatagem, como extintores de incêndio, coletes salva-vidas, boias, luzes de navegação.

Ainda, de acordo com a Delegacia da Capitania dos Portos, haverá uso de etilômetros para coibir a navegação sob efeito de bebidas alcoólicas.

Dados da Diretoria de Portos e Costas mostram que cerca de 70% dos acidentes de navegação no Brasil envolveram lanchas e motos aquáticas nos últimos quatro verões.

“As Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário e o esclarecimento das normas de segurança da navegação buscam garantir salvaguarda da vida humana, sem deixar de aplicar medidas rígidas contra as irregularidades constatadas”, destaca a Delegacia.

Patrulhamento será feito em toda região durante a Operação Verão (Foto: Nova Imprensa)
Patrulhamento será feito em toda região durante a Operação Verão (Foto: Nova Imprensa)

Durante o patrulhamento as equipes da Marinha verificam irregularidades como manobras perigosas, falta de itens de segurança, condutores alcoolizados e problemas com coletes salva-vidas ou na habilitação dos condutores.

A orientação é que todo cidadão auxilie na fiscalização do tráfego aquaviário. As denúncias podem ser feitas pelo endereço eletrônico: delssebastiao.secom@marinha.mil.br ou pelos telefones (12) 3892-1550 ou (12) 3892-1555. A Marinha do Brasil relembra que disponibiliza, ainda, o telefone 185 para emergências náuticas.

15 recomendações para a Segurança da Navegação na Operação Verão

1) Esteja atento e vigilante durante a navegação. Você é o responsável por tudo que acontece a bordo. O timão está em suas mãos!

2) Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas. Lembre-se, seu direito termina quando começa o do outro.

3) Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios. Confira tudo antes de sair e passe o dia tranquilo.

4) Conduza sua embarcação com velocidade segura. Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes.

5) Faça manutenção preventiva na sua embarcação. Assim como a gente, a embarcação também precisa de cuidados constantes.

6) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação. Quando existe respeito, a diversão não tem limites.

7) Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar. Não navegue no “escuro”.

8) Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças. Com precaução, não existe mau tempo.

9) Previna incêndios em sua embarcação. Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias.

10) Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação. A maioria dos acidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido.

11) Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação. Navegar é bom, mas mantenha contato com terra firme.

12) Calcule o consumo de combustível para ir e voltar. Faça o cálculo em três partes: um terço para ir, outro para voltar e um de reserva.

13) Quando ancorado, não acione motores ou movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água. A diversão e a segurança precisam navegar juntas!

14) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo. Mas não se esqueça de que a prevenção é o seu melhor salva-vidas. Lembre-se – o colete salva-vidas deve ser homologado pela Marinha do Brasil.

15) Não polua mares, rios e lagoas. Lugar de lixo é no lixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *