Litoral Norte recebe reforço policial para temporada de verão

O Litoral Norte recebeu reforço policial para a Operação Verão + Seguro 2020/2021. O objetivo é diminuição do tempo resposta aos atendimentos devido o aumento de demanda de ocorrências, com as festas de final de ano e férias escolares.

Durante todo o período da operação, com término em 17 de fevereiro de 2021, a PM contará, ao todo, com 612 soldados, sendo: 210 para Caraguatatuba, São Sebastião recebeu 79 policiais para a Costa Sul e 76 para a Costa Norte. Ilhabela conta com o reforço de 74 soldados e Ubatuba, 173.

Operação Verão
(Foto: Nova Imprensa)

Apesar do aumento no efetivo e nas ações de patrulhamento, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo reforça as orientações e recomendações das autoridades de saúde para o combate ao novo coronavírus.

A Polícia Militar, informou que, assim como tem feito desde o início da pandemia, continuará apoiando os órgãos municipais e a vigilância sanitária, responsáveis pelas fiscalizações e demais ações para coibir a aglomeração de pessoas.

“Além de proteger as pessoas pelo aumento da ação de presença policial e das ações de resgate e salvamento, típicas de bombeiros, como faz todos os anos, a Polícia Militar continuará sua ação eminentemente humanitária, orientado as pessoas em relação às medidas de prevenção ao coronavírus”, afirmou o coronel Fernando Alencar Medeiros, comandante geral da Polícia Militar.

Operação Verão
O Litoral Norte recebeu reforços de 45 soldados (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Bombeiros prontos para Operação Verão

O Corpo de Bombeiros recebeu 45 soldados para reforço de seu efetivo fixo, aumentando assim, a quantidade de unidades de serviço disponíveis. A distribuição foi feita desta maneira: 16 bombeiros em Caraguatatuba, 17 bombeiros em Ubatuba e 12 bombeiros em Ilhabela.

São Sebastião não receberá reforços nesta temporada, segundo informações do setor de Comunicação, porque não teria como cobrir os custos operacionais por falta de verba da Prefeitura.

CiaMar

A Polícia Militar Ambiental Marítima, a CiaMar, é uma unidade especializada que atua no mar, rios, praias, portos e demais meios aquáticos de todo Litoral Paulista, que além da fiscalização de pesca e proteção dos animais marinhos, visa também a segurança da sociedade por água. A unidade especializada também tem como missão o combate direto à pirataria.

Operação Praia Segura

Rapaci
Capitão João Batista Rapaci, Comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), durante solenidade de abertura da Operação Verão (Foto: Nova Imprensa)

O Corpo de Bombeiros, através do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), iniciou a operação Praia Segura com o objetivo de prevenir afogamentos a partir de atividades de busca e salvamento, resgate de embarcações em situações de risco, entre outras.

O GBMar recebeu reforço de cerca de 200 novos guarda-vidas temporários contratados pelas prefeituras e Estado. Ao todo, serão 218 Guarda-vidas temporários, oito embarcações, uma lancha e o helicóptero Águia à disposição no Litoral Norte.

A Operação segue até 31 de março de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *