Ilhabela terá controle de acesso à travessia a partir deste sábado

O aumento significativo dos casos confirmados de Covid-19 em Ilhabela fez com que a Prefeitura tomasse novas ações no enfrentamento à proliferação da doença. A partir das 6h deste sábado (12) haverá controle de acesso na travessia da balsa com medição de temperatura antes do embarque.

Também será feito controle do limite de pessoas nas tendas, com marcações de espaçamento e, dentro da ilha, ocorrerá fiscalização da empresa de ônibus urbano (Fenix) responsável pelo transporte coletivo, com observação relativa à capacidade máxima (total de passageiros sentados) e a higienização dos ônibus após cada viagem.

Nessas novas ações, o morador de Ilhabela também terá embarque preferencial na travessia de pedestre na balsa. A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo está notificando todas as empresas de excursões turísticas, que conseguiu identificar, sobre o novo procedimento. São empresas que fazem excursão por meio de São Sebastião e fazem embarque de pedestres na balsa e nos ônibus urbanos da cidade.

Atenção ao concurso

Devido à possibilidade de demora na liberação do acesso à travessia, com as novas medidas de saúde, a prefeitura orienta as pessoas que farão as provas do concurso público, neste final de semana, para chegarem com muita antecedência à balsa.

Morador terá acesso preferencial como pedestre na travessia (PMI/Divulgação)
Morador terá acesso preferencial como pedestre na travessia (PMI/Divulgação)

De acordo com a Prefeitura, essas ações completam outras recentes iniciativas anunciadas para combater a proliferação da doença na cidade, que registrou um crescimento preocupante do número de casos.

Em um mês, de novembro até 11 de dezembro, houve um crescimento de 36% do número de casos confirmados, passando de 1.724 casos para 2.342. No último sábado (dia 4) foram confirmados mais 99 casos e a média móvel cresceu 68% nos últimos 14 dias, saltando de 19 para 32 casos.

Novo hospital

A arquipélago vive o maior pico dos casos confirmados da doença. Hoje são 252, enquanto em julho o maior registro havia sido de 224 casos. Diante dessa situação, foi criado o hospital de campanha ao lado do estacionamento do Hospital Mário Covas, que ficará pronto nos próximos 10 dias e atenderá internações de pacientes que não são diagnosticados com Covid-19.

Atualmente, a cidade tem à disposição da população 11 leitos intermediários e quatro de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para casos de COVID. Com a nova medida, haverá 25 leitos de enfermaria intermediária e cinco de UTI, dentro da Internação controlada pelo Hospital Mário Covas. Ilhabela tem cinco pacientes internados fora da cidade e 10 no Mário Covas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *