Stella Maris tem incentivo ao aleitamento materno

Com o objetivo de ampliar o suporte a mamães e bebês em sua maternidade, a Casa de Saúde Stella Maris, de Caraguatatuba, passou a contar com o trabalho de uma técnica de enfermagem dedicada a promover o aleitamento materno e os cuidados iniciais com os recém-nascidos na unidade.

A profissional também é responsável por incentivar a vacinação infantil e pela aplicação da vacina BCG (contra a tuberculose).

Segundo a supervisora da Maternidade, Gabriela Cabral, a profissional realiza visitas diárias às mamães, explica os benefícios do aleitamento e as desvantagens do uso da mamadeira e da chupeta.

“Além de acolher e apoiar, ela orienta as mamães sobre as posições adequadas, a pega correta do mamilo, o tempo de mamada e os cuidados com as mamas”.

Stella Maris
A técnica de enfermagem Kelly de Oliveira Reis e a fonoaudióloga Patrícia Pimentel de Almeida: acolhimento e orientação às mamães na Casa de Saúde Stella Maris (Foto: Divulgação)

Para demonstrar o processo de aleitamento e facilitar a aprendizagem das mães, a enfermagem do Stella Maris, ligado ao Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, utiliza como recurso didático mamas de pano. Além disso, as mães recebem um folheto que reforça as orientações sobre o aleitamento, cuidados com o recém-nascido (como dar banho e fazer curativo no umbigo) e a importância dos testes do pezinho, orelhinha, olhinho, linguinha e coraçãozinho que são realizados no Hospital.

Alojamento conjunto no Stella Maris

Além de uma profissional dedicada exclusivamente à promoção do aleitamento materno, a Maternidade da Casa de Saúde Stella Maris adota outras práticas humanizadas que incentivam o aleitamento e estimulam o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. Uma delas é o alojamento conjunto, no qual ambos permanecem no mesmo quarto.

Ainda no Centro Obstétrico, após os primeiros cuidados do pediatra, os bebês nascidos em boas condições são colocados no seio da mãe para mamar.

O Hospital também conta com o apoio de uma fonoaudióloga, que é acionada caso haja dificuldades na amamentação.

A Casa de Saúde Stella Maris é a principal Maternidade do Litoral Norte. Entre janeiro e outubro deste ano nasceram 1.741 bebês no hospital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *