Procon alerta sobre  “pegadinhas” nas ofertas da Black Friday

A Black Friday, evento em que diversos estabelecimentos comerciais promovem descontos e promoções, será nesta sexta-feira (27/11) e o Procon da Prefeitura de Caraguatatuba fornece orientações para os consumidores a aproveitarem data de forma consciente e responsável.

O diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, orienta que o consumidor fique atento às ofertas recebidas por e-mail. “Se o consumidor estiver pesquisando um produto no site da loja e depois receber e-mail com preço promocional não compre! Geralmente é golpe. O cliente deve entrar no site da loja e verificar se o valor do produto baixou o preço, desconfie sempre!”.

Procon orienta que se pesquise antes nas lojas físicas o produto que quer comprar (Foto: Divulgação)
Procon orienta que se pesquise antes nas lojas físicas o produto que quer comprar (Foto: Divulgação)

Além disso, a recomendação de Moreira é que o comprador não realize transações via WhatsApp, Facebook ou Instagram e as compras devem ser sempre por meio de cartão de crédito.

“Se for golpe, você pode conseguir um desacordo comercial e cancelar a compra, já no boleto não há esta possibilidade, e infelizmente, o consumidor não vai conseguir o dinheiro de volta”, alerta.

Ao todo, o Procon da Prefeitura de Caraguatatuba recebeu 16 reclamações relacionadas a venda de produtos na Black Friday de 2019. As queixas chegaram ao órgão no mês de dezembro.

Dessas, 14 estavam relacionadas a não entrega da mercadoria, uma à venda enganosa (entrega de um produto de baixa qualidade que não executa da finalidade anunciada) e mais uma relacionada à publicidade enganosa.

A Black Friday (em português, sexta-feira negra) é o dia que inaugura a temporada de compras de Natal com grandes promoções em muitas lojas.

Reclamação Procon

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.

O atendimento para registro de reclamações, retorno e cadastro de Nota Fiscal Paulista é realizado de segunda a quinta-feira, das 9h às 14h. Na sexta-feira, a equipe fiscaliza os locais com mais reclamações dos consumidores.

O atendimento ao público do Procon de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282 ou pelo procon@caraguatatuba.sp.gov.br.

Orientações do Procon

Recomenda-se fazer uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e que estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto e prejudicar o orçamento.

Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.

O valor do frete também é algo que deve ser observado – se o valor for muito alto, o preço promocional pode não valer a pena.

Nas compras feitas em sites, é preciso estar atento se há alteração no preço informado inicialmente (da oferta inicial, passando pela colocação do produto no carrinho até o pagamento).

Antes de qualquer compra online, é importante fazer uma consulta à lista “evite estes sites” do Procon-SP https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *