Mega Operação apreende pássaros irregulares no Litoral Norte

A mega operação Francisco de Assis, envolvendo 1 mil policiais ambientais e 380 viaturas terrestres e náuticas, apreendeu pássaros em cativeiro e está fiscalizando criadores amadores, entre quinta e sexta-feira (8 e 9), em todo o Litoral Norte.

Pássaros irregulares

Na manhã de hoje, durante patrulhamento no bairro Água Branca, em Ilhabela, foi localizado um criador amador que possuía nove aves da fauna silvestre. Três delas estavam com irregularidades.

Um curió, que é pássaro nativo e não constava no plantel, e dois canários-da-terra sem as anilhas (identificação). Os animais foram apreendidos e destinados à Fundação Animália.

O criador foi informado e autuado por infração ambiental com base no artigo 25, parágrafo terceiro, inciso III da resolução da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), 48/14, com multa no valor total de R$ 1,5 mil.

pássaros em viveiroNo bairro Sumidouro, em Ubatuba, outra equipe ambiental retornou para checar outro criadouro amador com 42 pássaros da fauna silvestre. Eles haviam comparecido, 15 dias antes, e dado prazo para que fossem sanadas algumas irregularidades junto ao órgão competente.

A equipe confirmou que o proprietário não resolveu os problemas, bem como não deu baixa no sistema de um pássaro que morreu. Diante dos fatos e constatações, foi elaborado o auto de infração ambiental, com multa de R$ 1 mil, por infringir o artigo 76 da resolução SMA 48/14, “deixar de atender as exigências legais ou regulamentares no prazo concedido pela autoridade ambiental”.

Data comemorativa

Dia 4 de outubro é comemorado o “Dia Mundial dos Animais”. A data criada na Itália, não coincidentemente, foi escolhida por ser celebrado o dia de São Francisco de Assis, que é conhecido na Igreja Católica por ser o protetor dos animais e da natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *