Cobra jararacuçu de 2 metros é resgatada e solta em Caraguatatuba

Uma cobra da espécie Jararacuçu (Bothrops jararacussu) de 2 metros de comprimento foi resgatada, nesta terça-feira (22), em uma casa no bairro Casa Branca, região norte de Caraguatatuba. Já um atobá foi salvo após ser encontrado com um ferimento no pescoço.

No caso da cobra, os moradores acionaram os policiais militares da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Terrestre, que atuavam na ‘Operação Jequitibá’ para retirarem a serpente.

No local, ele identificaram a espécie que estava no quintal da residência escondida entre as folhagens do jardim.  A Jararacuçu é uma serpente venenosa que pertence à família dos viperídeos e pode chegar a dois metros de comprimento.

A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno. Ela possui uma dieta composta principalmente por pequenos mamíferos, aves e anfíbios.

Os policiais ambientais que participaram do resgate utilizaram técnicas de manejo de animais silvestres para capturar a serpente, sem causar ferimentos. Ela foi solta em seu habitat natural, longe de residência e circulação de pessoas.

A Polícia Ambiental atenta que as serpentes são muito importantes no meio ambiente porque, ora presas, ora predadoras, elas colaboram para o equilíbrio do ecossistema, além de serem aliada no controle de doenças, pois combatem os roedores.

“Sem contar que seu veneno é empregado em inúmeras indústrias para produção de medicamentos para tratamento de câncer, hipertensão, cola cicatrizante, analgésicos e para fabricação de soro contra os efeitos malignos da sua picada no organismo humano”.

Atobá

Outra ocorrência foi do resgate de uma ave marinha que estava no Yacht Club de Ilhabela. No local, os policiais ambientais constataram que um atobá estava com um ferimento no pescoço. Ele foi resgatado e encaminhado para o Instituto Argonauta onde deve receber cuidados veterinários necessários para, posteriormente, ser reintroduzido na natureza.

Denúncias ou pedidos de ajudam podem ser feitas pelo telefone (12)3886-2200.

Cobra e Atobá resgatados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *