Madeireiras são fechadas por irregularidades no Litoral Norte

Três madeireiras foram fechadas e uma uma delas multada por irregularidades no Litoral Norte, na última quarta-feira (2). A Polícia Militar Ambiental Terrestre fiscalizou, durante a “Operação Madeireiras”, diversas empresas nos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba.

A iniciativa tem como objetivo coibir o uso da madeira de origem ilegal ou desconhecida e promover a utilização do produto com origem legal.

Madeireiras autuadas

Uma madeireira em Caraguatatuba e outra em São Sebastião, tiveram seus pátios bloqueados por 15 dias, por não apresentarem o material organizado para fiscalização, ou seja, a quantidade e o tipo da madeira descritos no Documento de Origem Florestal (DOF) não eram condizentes com o material lenhoso armazenado no pátio da madeireira.

Em Ubatuba, madeireira foi multada

Em Ubatuba, uma madeireira foi autuada pelos policiais ambientais por possuir material florestal em desacordo com o apresentado no DOF, tendo o pátio bloqueado até a regularização junto ao órgão competente, além de multa no valor de R$ 4.167,43.

A Polícia Ambiental salientou que as ações de controle e fiscalização “acontecem dentro de um contexto maior, que prevê estratégias para fomentar a legalidade em toda a cadeia madeireira, desde a floresta até o ponto de venda”.

Exploração ilegal

A atividade de exploração ilegal da madeira contribui de maneira relevante para o desmatamento, sobretudo na região amazônica. A utilização de madeira de origem legal é fundamental para auxiliar a contenção das degradações ambientais, além de propiciar um modelo de desenvolvimento que leva em consideração as futuras gerações.

A Polícia Ambiental informa que denúncias podem ser feitas pelo telefone (12) 3886-2200.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *