Semana de Vela de Ilhabela começa hoje com regatas virtuais

A 47ª edição  da Semana Internacional de Vela de Ilhabela começa nesta segunda-feira (27), a partir das 19h, com regatas e palestras 100% virtuais. Estão programadas 20 provas online por meio do simulador Virtual Regatta com 76 jogadores.

O principal evento da modalidade na América do Sul se adaptou à nova realidade em função do coronavírus (Covid-19) e acontece de forma totalmente remota. A programação será transmitida ao vivo pelo site www.sivilhabela.com.br e pelos canais digitais da Semana de Vela no Instagram e Facebook.

Além das provas esportivas, o MIT Talks, ciclo de palestras sobre o segmento, incluirá nomes como Marina Bandeira Klink, Carlo Borlenghi, Julio Cardoso, Jorge Zarif e a Família Schurmann. A abertura conta com a presença do comodoro do Yacht Club de Ilhabela (YCI), Alex Costa, e do diretor de vela e organizador do evento, Mauro Dottori.

Abertura da Semana de Vela

Após a abertura oficial da 47ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, começa o MIT Talks, evento realizado com parceria “histórica” de 26 anos, a montadora Mitsubish.

O primeiro painel será com Marina Bandeira Klink (fotógrafa e navegadora) e Carlo Borlenghi (fotógrafo) às 19h20, com o tema Mar sem Filtro.

O assunto seguinte será patrimônio natural x turismo sustentável com Bianca Colepicolo (secretária de turismo de Ilhabela) e Julio Cardoso (diretor de meio ambiente do Yacht Club de Ilhabela), às 20h05. Ele tem um projeto de monitoramento de baleias na região. A espécie jubarte costuma fazer visitas durante as provas da Semana de Vela, pois o Canal de São Sebastião é rota de migração dos animais nessa época do ano.

”Claro que vai faltar o vento no rosto, o sal né? Mas é uma maneira da gente ter a oportunidade de manter o isolamento social e ter uma atividade que dá aquela adrenalina fantástica, que é a vela, mesmo digital. E nós seguimos a registrar e monitorar as baleias que passam pela região nesse período”, explicou Julio Cardoso.

Na sequência será a vez do painel ‘A Voz dos Oceanos’ com a Família Schurmann. O último MIT Talks será com o campeão mundial de vela e atleta olímpico Jorge Zarif com os craques na vela virtual Samuel Solano e Allan Godoy.

Após o MIT Talks serão realizadas as regatas warm up com objetivo de ensinar os inscritos as regras do simulador. A prova não valerá pontos para o campeonato.

Regatas virtuais começam a valer na terça-feira

As regatas da 47ª Semana de Vela começam na terça (28) e vão até quinta-feira (30). As provas online terão barcos das classes Offshore e J-70 divididos em baterias. No dia da estreia pra valer, as regatas serão disputadas nas raias de Sydney e Marselha do Virtual Regatta. Na quarta-feira (29), as baterias ocorrem nas raias de Newport, Porto Cervo e Maiorca. As duas regatas semifinais serão disputadas em Aukland e a final no Rio de Janeiro.

O sistema de pontuação será linear na fase de classificação com descarte após cinco provas. Nas semifinais e finais, os pontos são zerados para dar igualdade de condição.

”Todos os inscritos na semana de vela estão bem ranquiados nacionalmente. O campeonato será bem acirrado e não terá favorito! Qualquer errinho faz o jogador cair de posição. Quem errar menos levará a taça”, contou Allan Godoy, um dos melhores velejadores virtuais da América Latina.

As inscrições para 47ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela terminam em 17 minutos na tarde da última sexta-feira (24). A organização abriu o processo às 12h pelo site oficial da competição e as 76 vagas foram preenchidas em tempo recorde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *