Sede de projeto para crianças carentes é alvo de vandalismo em São Sebastião

A sede do projeto social ‘Viração’, voltado para crianças em situação de vulnerabilidade em São Sebastião, foi alvo de vandalismo, na madrugada desta quinta-feira (23). O espaço fica localizado no bairro Topolândia, região central da cidade.

Portas e janelas foram arrombadas e produtos alimentícios foram espalhados pelas salas. Materiais pedagógicos foram revirados e queimados, computadores foram destruídos e pichações foram feitas nas paredes do prédio. O local estava fechado, pois passa por serviços de manutenção, zeladoria e pintura, enquanto as atividades foram suspensas, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com a coordenadora do projeto, Fernanda Aguiar, um boletim de ocorrência foi registrado e todas as medidas legais serão tomadas. A Prefeitura de São Sebastião ressalta que repudia qualquer ato de vandalismo. Denúncias podem ser feitas pelo número 153.

Crime de vandalismo

De acordo com o Código Penal Brasileiro, artigo 163, vandalismo é crime e o autor do delito fica sujeito à prisão e multa, por danos ao patrimônio público. A pena varia de seis meses a três anos de detenção, além de agravantes.

Projeto Viração

O Projeto Viração atende 200 crianças de 6 a 12 anos, no contraturno escolar, por meio de atividades socioeducativas, e é mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social (ASPS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social.

O objetivo do espaço é incentivar e utilizar as atividades de apoio pedagógico, circo, dança, esportes integrados, música, educação ambiental e judô, como uma ferramenta de transformação social. As crianças que participam das atividades são indicadas pelo Centro de Assistência Social (CRAS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *