Moradores de Ubatuba recebem 146 apartamentos da CDHU

Moradores de Ubatuba receberam as chaves de 146 apartamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), nesta quinta-feira (16). O investimento na obra foi de R$ 36,4 milhões, provenientes da Secretaria de Estado da Habitação. Outras 230 moradias estão em contrução no mesmo residencial, totalizando um custo de R$ 93,8 milhões.

O conjunto, localizado no bairro Marafunda, na rodovia Oswaldo Cruz, faz parte do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e as famílias contempadas foram selecionadas por viverem em áreas de risco e situações de vulnerabilidade social.

Foram remanejadas pessoas residentes na Zona de Amortecimento do Parque, em área de preservação ambiental e de risco em núcleos situados no parque estadual da Serra do Mar, na região Norte do município, assim como na Sesmaria, Cachoeira dos Macacos e Vale do Sol.

O financiamento prevê juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos, ao longo de trinta anos de contrato. Além disso, o valor das parcelas pode comprometer no máximo 20% dos rendimentos mensais. Em Ubatuba, 99% dos contemplados estão nesta faixa de renda.

O trabalho de cadastramento e análise foi feito pela CDHU em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social e de Habitação e a Defesa Civil.

Infraestrutura

Nesta primeira etapa entregue, 141 imóveis têm 71,17m² e dois dormitórios e cinco imóveis têm 53,37m² e um dormitório. Uma unidade foi adaptada para pessoa com deficiência. Todos os apartamentos têm sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

O empreendimento conta com um total de 24 torres, divididas em quatro condomínios independentes. Todos têm salão de festas, playground, academia ao ar livre, área de jogos, bancos, paisagismo completo com grama e jardins, estacionamento interno e externo, postes com iluminação, saneamento e portaria exclusiva. Há, ainda, três ruas urbanizadas com pavimentação, arborização, iluminação, além de uma área externa que poderá ser adaptada pela Prefeitura de Ubatuba para área de lazer com praça, quadra, campo etc.

Cerimônia

Para evitar aglomerações e propagação do coronavírus (Covid-19), a entrega das chaves aconteceu com hora marcada e para representantes de apenas 11 famílias contempladas, de forma simbólica. Foram disponibilizadas máscaras, luvas descartáveis, álcool em gel e canetas de uso único para assinatura.

Delcio Sato, morador e Eduardo Velucci em Ubatuba (Foto: PMU/ Divulgação)

O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato, esteve no local e recebeu Eduardo Velucci, coordenador da UGP Serra do Mar e Litoral Sustentável e assessor da presidência da CDHU.

“Estamos preservando nosso meio ambiente, tirando famílias da área de risco, além de preservar vidas, promover a preservação ambiental, contribuir com a regularização fundiária e, por fim, avançando na questão social/ habitacional, em que as pessoas vão realizar o sonho da casa própria. É o maior empreendimento do Litoral Norte com toda a estrutura necessária para acomodar as famílias que receberam a chave hoje”, garantiu Sato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *