Fogo atinge área verde no Morro do Abrigo, em São Sebastião

A equipe do Corpo de Bombeiros de São Sebastião conseguiu conter o fogo que tomou conta  de uma área verde localizada no bairro Morro do Abrigo, na região central do município.

A ocorrência atingiu a área de 200m x 300 metros por volta das 11h50 desta sexta-feira (10) e as chamas foram controladas em torno das 14h15.

Os trabalhos foram realizados com três bombeiros usando a viatura Auto Bomba. Eles utilizaram cerca de 5 mil litros de água para controlar a queimada. Não havia residência próxima do local.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros no Litoral Norte, capitão Newton Kruger, a origem do fogo é desconhecida.

Porém, a equipe ressalta que nesta época do ano, quando o tempo tende a estar mais seco, há um risco maior no número de queimadas. Por isso, os cuidados da população devem ser redobrados, especialmente em áreas que tenham vegetação.

Importante destacar que bitucas de cigarros e tendência de limpeza de vegetação são algumas das causas mais comuns que dão início à queimadas nesta época do ano. “Pedimos que as pessoas evitem jogar bitucas ou mesmo fazer aceiros, principalmente próximos de residências para evitar um mal maior”.

Alertas Fogo

“É importante lembrar que colocar fogo em mata é crime ambiental. Além disso, é importante tomar cuidados de não dispensar materiais com potencial de combustão e não acender fogueiras ao acampar ou em trilhas, uma vez que a vegetação esta seca, assim como o clima, o que facilita a rápida propagação do fogo”, alertou Kruger.

Bombeiro controla fogo em área localiada no Morro do Abrigo Foto: Divulgação/CB)
 Fogo em área localizada no Morro do Abrigo (Foto: Divulgação/CB)

Para pessoas que moram em áreas isoladas também precisam tomar cuidados, mesmo na hora de proteger sua residência. A orientação é evitar a limpeza do terreno nesta época de seca com a utilização do fogo, pois ele se propaga de forma descontrolada, por meio até de uma simples fagulha, causando grandes perdas. Além disso, os bombeiros lembram que é crime a queimada de pneus, lixo, vegetação rasteira, restos de podas e demais detritos.

Fogo e Covid-19

Em tempos do novo coronavírus (Covid-19), incêndios em matas são um risco muito maior para as pessoas que têm problemas respiratórios. Além dos transtornos provocados por doenças como rinite, asma, bronquite e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, a gravidade aumenta com a falta de equipamentos como respiradores e vagas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) quando a crise é muito grave.

No geral, a saúde é afetada porque a fumaça contém diversos elementos tóxicos. A fumaça de queimadas florestais também pode provocar dor e ardência na garganta, tosse seca, cansaço, falta de ar, dificuldade para respirar, dor de cabeça, rouquidão e lacrimejamento e vermelhidão nos olhos.

Denúncias

Em situação de emergência ou denúncias, a comunidade deve acionar os bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199. Os órgãos competentes lembram que nunca se deve tentar cruzar uma área de mata com fogo porque devido a ventos fortes as chamas podem se propagar muito rápido e causar a morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *