Estado confirma entrega de unidade de quimioterapia para início de 2021

A Secretaria de Estado de Saúde informou que as obras da unidade de quimioterapia/ radioterapia, anexa ao Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, devem ser concluídas até o início de 2021. O investimento é de R$ 13 milhões.

Atualmente, há casos de pacientes que precisam viajar 800 km para fazer o tratamento. Existem 62 pacientes de Caraguatatuba encaminhados para outros municípios como Jacareí, Taubaté, Campinas, Guaratinguetá, Barretos e São Paulo para tratamentos de câncer. São 51 que fazem quimioterapia e outros 11 que precisam de radioterapia.

Segundo a prefeitura, há 52 pacientes que usam o transporte, diariamente, para fazer quimioterapia, radioterapia e mesmo exames em outras cidades. Este número está reduzido em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

quimioterapia

Durante uma visita técnica realizada no local no ano passado, o médico da Secretaria Estadual da Saúde, Nelson Yatsuda, resaltou que o início do atendimento no local fará toda a diferença para a região.

“A partir do funcionamento efetivo do hospital, moradores do Litoral Norte terão menos desgaste no seu deslocamento. Em especial, pacientes oncológicos que terão aqui serviços de quimioterapia e cirurgias”.

As cidades do Litoral Norte (Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião) fazem parte da Sub-Região 5 da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte (RMVale) e contam hoje com uma população de cerca de 2,5 milhões de pessoas, sendo que na temporada este número triplica, podendo chegar a mais de 8 milhões.

De acordo com o prefeito Aguilar Junior, a unidade é uma reivindicação antiga na região e de muita importância. “É desumano o deslocamento dos pacientes, que já sofrem com a doença”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *