Com avanço da Covid-19, Ilhabela suspende nova fase de flexibilização

Devido ao avanço do novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Ilhabela suspendeu a nova fase de flexibilização, que previa abertura de academias e piscinas a partir da próxima quarta-feira (22). A cidade registra 505 casos confirmados e seis mortes pela doença, além de quatro pessoas internadas.

A indicação partiu do Comitê de enfrentamento da Covid-19, levando em conta não só aumento de casos, mas a ocupação dos leitos nos hospitais. “Se não desacelerar o número de novos positivos, o Comitê técnico já estuda regredir a flexibilização no município. O que vemos diariamente são pessoas sem máscaras, estabelecimentos desrespeitando as regras, festas, churrascos e aglomerações”, declarou o secretário de Saúde, Gustavo Barboni.

Segundo a prefeitura, membros do Comitê, como infectologistas, pediatras, enfermeiros, clínicos, entre outros, recebem diariamente denúncias de irregularidades. “Estamos realmente muito preocupados com as denúncias, principalmente sobre pacientes positivos, que não estão cumprindo o isolamento, saindo de casa e contaminando mais pessoas”, salientou Barboni.

Turismo

No dia 15 de julho, o município liberou a reabertura de hotéis, pousadas, bares, restaurantes, salões de beleza, clínicas de estética e outros, que estavam fechados há quatro meses. Mesmo com a rede hoteleira operando, as praias estão abertas apenas para atividades individuais ou em dupla, com permanência máxima de uma hora, para evitar propagação da Covid-19.

“A flexibilização do comércio é uma maneira de manter empregos e gerar renda. O momento não é de normalidade e sim de atenção aos protocolos e das orientações divulgados diariamente”, informou a prefeitura.

A Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela foi orientada a informar aos hóspedes sobre não se estabelecer na faixa de areia com cadeiras, coolers, guarda-sóis, cangas e similares, além disso, trilhas e cachoeiras também permanecem fechadas.

Todas as flexibilizações serão avaliadas semanalmente em razão do cumprimento das normas e da análise dos dados do Boletim Coronavírus, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde de Ilhabela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *